Recrutamento de colaboradores: O que mudou?

0

O último foi desafiador para as relações de trabalho e as empresas tiveram que se adaptar, atendendo às medidas de distanciamento social devido à pandemia.

Isso também mudou a forma de recrutamento de novos colaboradores, o que permanece até os dias de hoje, visando a segurança de todos. 

A tecnologia tem contribuído com essa transformação e muitas empresas acreditam que durante 2021, esse processo se desenvolverá ainda mais.

Por isso, hoje vamos falar sobre as mudanças nas relações de trabalho e principalmente as formas de recrutamento que têm sido utilizadas pelos departamentos de Recursos Humanos das empresas em todo o país.

Acompanhe! 

Novas tendências

Dentre as medidas adotadas pelas empresas está o uso de plataformas e softwares de recrutamento aprimorados.

Eles são utilizados para contratação de novos funcionários para manter a empresa em pleno funcionamento.

Desta forma, grande número de entrevistas estão sendo realizadas através de videoconferência com os selecionados. 

Esta ferramenta tem se tornado comum  devido ao distanciamento social para enfrentar o coronavírus.

Por isso, as empresas estão buscando se adaptar e conhecendo os benefícios garantidos pela contratação remota, dentre eles podemos destacar principalmente a economia de tempo e dinheiro tanto por parte da empresa quanto dos profissionais. 

Além disso, é possível receber maior número de pessoas interessadas na oportunidade de emprego, visto que a divulgação das vagas de trabalho por canais digitais costuma atingir maior número de pessoas que estão conectadas. 

Currículos e portfólios 

Os empregadores também estão atentos às tendências das mídias digitais e buscando profissionais qualificados que registram seus portfólios e currículos por meio de redes sociais corporativas.

Através disso, é possível encontrar profissionais experientes que se encaixem no perfil de seus negócios.

Trabalho híbrido

O mercado tem vivenciado as transformações nos modelos de contratação.

Uma tendência é o trabalho híbrido que se trata daquela atividade profissional que o trabalhador pode desenvolver tanto na empresa quanto em outro local. 

Esse tipo de trabalho tem como foco a produtividade, assim como o home office que ganhou espaço em todo país em 2020, e tem sido bastante utilizado durante a pandemia. 

Logo, esta opção tem dado oportunidade às pessoas que perderam seus empregos.

Para muitas empresas, esse tipo de trabalho também conhecido, tem algumas vantagens, dentre elas os ganhos na performance de seus funcionários, o que resulta no crescimento dos empreendimentos mesmo durante a pandemia. 

Por outro lado, os profissionais têm buscado por essa modalidade por estar ligada ao bem estar e segurança pessoal durante a pandemia. 

Existem vantagens?

Veja a seguir algumas vantagens trazidas pelas mudanças na forma de recrutamento dos colaboradores, observando o uso da tecnologia pelas empresa:

  • Economia de tempo e dinheiro para o recrutamento;
  • Maior número de profissionais qualificados para a seleção;
  • Redução de custos, pois, não é necessário investir em infraestrutura para acomodação de funcionários em um espaço físico;
  • Aumento da produtividade e do desempenho dos profissionais;
  • Não é preciso desperdiçar horas com locomoção no trajeto;
  • Troca rápida de informações através de aplicativos de mensagens,

Cumprindo a lei

Seja na empresa, em atividades externas ou home office, é importante que as empresas continuem de acordo com a legislação, que prevê os horários do trabalhador.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) destaca principalmente a jornada de trabalho de 44 horas semanais que é dividida em cinco dias de trabalho. 

Também estão previstos dois dias de folga que tradicionalmente é realizado aos  finais de semana.

No entanto, vale ressaltar que existem outras possibilidades, sendo assim, a empresa tem a opção de fazer o revezamento de funcionários de acordo com a necessidade por meio de escalas durante os principais horários do turno. 

Também devem ser garantidos todos os direitos do trabalhador, dentre eles, o 13º salário pago anualmente, as férias, aviso prévio e licença maternidade ou paternidade.

Todos esses permanecem previstos pela CLT. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda