Fazer o monitoramento das redes sociais é uma análise realizada diariamente tanto com um olhar interno para os dados e comentários que são recebidos, tanto como um olhar externo, ou seja, fora das suas redes sociais, o que é essencial para ficar alinhado com assuntos que estão em alta e tem a ver com o seu conteúdo.

De nada adianta postar nas redes sociais, ainda que de forma regrada e frequente, sem analisar como estão os posts realizados.

Esse estudo é fundamental para decidir quais novas ações serão feitas e quais não vale a pena repetir.

Agência Moustache listou 5 passos de como fazer um monitoramento de redes sociais efetivo. Veja abaixo!

1º passo: 

O primeiro ponto para fazer monitoramento de redes sociais é levar em consideração os comentários feitos em posts anteriores.

São através deles que o público passa feedbacks diretamente sobre o conteúdo postado. Então, esse estudo é muito importante porque ali surgem dúvidas ou sugestões do público.

É, de fato, o canal principal para medir o termômetro de satisfação e engajamento.

2º passo: 

O segundo ponto fundamental é fazer uma análise do desempenho das postagens realizadas anteriormente levando em conta o alcance, a quantidade de engajamento, de curtidas, de compartilhamentos e de comentários.

Ao observar esse desempenho, é possível notar quais os posts que estão se sobressaindo mais que os demais. A partir disso, é essencial ter este exemplo para manter essa mesma linha nos próximos conteúdos publicados.

Veja também o que não está funcionando e o que não está dando um retorno esperado e faça uma autoanálise de como produzir novos conteúdos que sejam mais efetivos.

3º passo: 

Todas as redes sociais oferecem informações sobre a audiência e o público que tem interagido nas postagens.

Verifique semanalmente esses dados, pois eles são atualizados constantemente.

No Instagram, por exemplo, é possível encontrar essas informações ao clicar no canto superior direito no símbolo de três riscos e, em seguida, ir em “informações”. Nesta página, é possível observar quais publicações tiveram melhor desempenho, quais são os seus seguidores, qual o gênero deles, etc.

Com esses dados em mãos, analise se suas publicações e o tom de voz dos posts estão conversando com aquele público que acompanha a página.

Caso queira ter uma análise mais detalhada da audiência e engajamento da página, é possível contratar ferramentas que auxiliam na análise do desempenho.

O Sprout Social é uma dessas ferramentas.

4º passo: 

Tenha um olhar externo em relação às redes sociais acompanhando portais de noticias e sites que têm foco no mesmo assunto da sua página.

O que está bombando agora? Qual a tendencia do momento para as redes sociais? Qual o meme do momento? Há algum assunto de repercussão ou alguma hashtag que pegou? Leia e pesquise muito para estar por dentro dessas novidades e não ficar com um conteúdo totalmente desalinhado com o que está rolando no Brasil e no mundo.

5º passo: 

Fique de olho na concorrência. Esta tarefa é fundamental para saber como outras marcas estão se comunicando nas redes sociais.

O que o concorrente está trazendo de novidade que você não está? Qual o tom de voz dele e como ele se comunica? Como as pessoas estão reagindo ao conteúdo dele? Monitore seu concorrente.

Isso é importante para tomar decisões sobre seus próprios conteúdos, além de ter inspirações e ideias para novos posts.

O monitoramento é essencial para a criação de conteúdo, para manter quem segue satisfeito e, sobretudo, alcançar novos seguidores e maior engajamento.

A Moustache é conhecida por construir grandes cases ao longo desses 9 anos.