Reforma da Previdência brasileira completa 1 ano

0

A estimativa do Governo é que essa reforma gere uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos, a Reforma da Previdência foi aprovada pelo congresso Nacional no mês de novembro e na quinta feira 12, completou um ano de sua promulgação. 

Quais foram as mudanças trazidas pela reforma do sistema previdenciário? 

A Reforma trouxe algumas mudanças como, a instituição de novas idades de aposentadorias, novo tempo mínimo de contribuição, regras de transição para quem já é segurado, de novas alíquotas de contribuição para a Previdência, entre outras mudanças. 

Expectativa do Governo 

A expectativa é que em 10 anos a Reforma garanta uma economia de cerca de R$ 800 bilhões aos cofres da União. 

Em regra geral, trabalhadores urbanos terão que se aposentar com as seguintes idades: 

  • Mulheres : 62 anos e 15 anos de contribuição; 
  • Homens : 65 anos e 15 anos de contribuição, exceto para os segurados que entraram no mercado de trabalho depois da reforma, neste caso será exigido 20 anos para se aposentar. 

Como ficou o cálculo do benefício? 

Um outra mudança muito importante é relacionada ao cálculo do benefício que vai se basear na média de todos os salários do trabalhador e não nos 80%, o que não é um ponto positivo pois, antes era calculado a média dos maiores salários de contribuição. 

A reforma também trouxe a redução da pensão por  morte em 40% quando o único dependente é o cônjuge, no que se trata do acúmulo de pensão com aposentadoria também será restringida.

A nova regra prevê que a pensão será equivalentes a 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescida de cotas de 10 pontos percentuais por dependente até no máximo 100%. 

Por Laís Olliveira.