Reforma da Previdência: Como ficou a aposentadoria por idade da pessoa com deficiência?

0

Na matéria anterior falamos sobre a aposentadoria por idade depois da Reforma da Previdência, hoje vamos explicar como ficou a aposentadoria por idade da pessoa com deficiência.

O que mudou na aposentadoria por idade da pessoa com deficiência?

As regras continuam as mesmas, porém o cálculo do benefício foi alterado, veja no decorrer do nosso texto. 

O que é Aposentadoria por idade?

A aposentadoria por idade pode ser requerida para a pessoa com deficiência, para isso é necessário ter 60 anos de idade homens e 55 anos de idade mulheres. 

É necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição para o INSS independente do grau da deficiência e é preciso também ter comprovado a deficiência durante o mesmo período. 

Como é feito o cálculo do benefício? 

O valor do benefício será de 100% da média salarial, calculada considerando todos os salários de contribuição desde julho de 1994. 

Valor mínimo e máximo 

O valor do benefício da pessoa com deficiência não pode ser menor do que um salário mínimo ( R$ 1.045 em 2020).

Sendo o valor máximo limitado ao teto do INSS ( R$ 6.101,06). 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira