Registros contábeis para empresas rurais: veja a sua importância

0

A contabilidade está diretamente relacionada ao sucesso de empreendimentos, devido à gestão especializada para uma tomada de decisão mais assertiva. Mas você sabia que isso também se estende às empresas rurais? No entanto, é importante lembrar que este setor possui particularidades e legislações específicas. 

Por isso, os profissionais da contabilidade principalmente aqueles que são qualificados, têm encontrado boas oportunidades na contabilidade rural em razão do oferecimento de um atendimento contábil personalizado, que atenda às necessidades do segmento. 

Também é necessário ficar atentos às atualizações na legislação, além de buscar compreender as necessidade dos seus clientes, visto que muitos não estão acostumados à contratar um contador para fazer a gestão do seu negócio.

Desta forma, é preciso entender as especificações de cada modelo de negócio rural, a fim de saber lidar com os novos termos. Um dos aliados para este entendimento é o Código Brasileiro que trata de duas leis que regulamentam as atividades rurais. São elas:

  • Estatuto da Terra (Lei nº 4.504/1964),
  • Lei da Política Agrícola (Lei nº 8.171/1991).

Atividades rurais

Para que você entenda melhor sobre a contabilidade rural, é necessário saber quais são as atividades que englobam esse setor. 

1. Pecuária;

2. Agricultura;

3. Cultivo de florestas;

4. Venda de rebanhos;

5. Atividades zootécnicas;

6. Extração e exploração vegetal;

7. Extração e exploração animal;

8. Transformar de produtos oriundos da atividade rural;

Assim, a legislação aplicada dependerá das características de cada negócio. Sendo assim, além de seguir as determinações do Código Brasileiro e as leis que destacamos acima, também é preciso que o contador faça uma avaliação de forma individual em cada empresa para entender como é o seu funcionamento e, assim, possa atuar de forma eficiente e assertiva.

Registros Contábeis 

Fazer os registros contábeis é uma prática importante para as empresas e ressaltamos que, na contabilidade rural, não é diferente. Então, vale lembrar dos princípios fundamentais da contabilidade, que se tratam das despesas, custos e receita do empreendimento. 

A contabilidade rural também realiza a gestão de ativos que se referem à aquisição de equipamentos, insumos, etc. e os passivos que são os empréstimos, por exemplo. Também é preciso levar em conta outros fatores para que sejam realizados os devidos cálculos, visto que o agronegócio é caracterizado pelos riscos. Então, destacamos por exemplo, as condições climáticas que podem gerar lucro ou prejuízo dependendo da atividade desenvolvida. 

Sabendo disso, os contadores devem registrar informações como a avaliação dos bens; estoque de produtos agrícolas; despesas pré-operacionais; além das despesas operacionais e receita operacional, além de ativo permanente imobilizado e imobilizados. 

Por sua vez, aqueles que atuam em empresas rurais que fazem a criação de animais, devem incluir ainda informações sobre o nascimento, além do estoque e os custos com a alimentação, vacinação e outros que são necessários à crianças destes animais, assim como as perdas, que também devem ser lançadas no registro contábil como parte da despesa operacional. 

Planejamento 

Para obter essas informações e fazer o devido controle, é preciso fazer um planejamento eficaz. Então, o profissional que atua em empresa rural pode fazer o Elenco de Contas que, em resumo, se trata de um plano onde são relatadas as contas da área contábil. 

Para te ajudar, listamos algumas informações que devem constar no Elenco de Contas:

  • Estoques disponíveis,
  • Rebanhos,
  • Imóveis da fazenda,
  • Imóveis de funcionários,
  • Culturas temporárias,
  • Culturas que são permanentes.

Mas para que o contador faça um bom planejamento é importante que o empresário rural disponibilize todas as informações necessárias e aquelas que achar relevantes sobre o seu negócio. Assim, a administração será feita da melhor maneira possível e, por sua vez, o contador precisa entender as normas que devem ser aplicadas ao empreendimento rural, além de considerar as contábeis, fiscais e tributárias como de costume.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Samara Arruda