Um bom controle financeiro é um processo absolutamente essencial para a sobrevivência e estabilidade de sua micro ou pequena empresa. Para isso, é importante contar com informações exatas referentes aos mais variados indicadores financeiros do seu negócio. Através de relatórios financeiros detalhados, é possível enxergar com clareza a situação financeira de sua empresa, saber com precisão a origem de todas as suas receitas e despesas, comparar o desempenho da empresa em diferentes períodos, medir a sua lucratividade, dentre outros fatores.

A importância dos relatórios financeiros

No processo de planejamento para a realização de ações futuras dentro da sua empresa, podem surgir muitas dúvidas em relação a viabilidade de execução de determinados processos. Vamos a um exemplo prático: supomos que você esteja pensando em ampliar a estrutura interna de sua empresa.

Para poder de fato viabilizar essa ampliação, é preciso ter total consciência da quantia de capital disponível no seu orçamento empresarial e verificar se é de fato possível a realização de determinado investimento. Através de relatórios financeiros, identificar se existe ou não essa viabilidade torna-se muito mais fácil.

Os relatórios financeiros podem fornecer informações extremamente valiosas para o planejamento de sua empresa. A partir da análise de todas as movimentações de entrada e saída de caixa que foram registradas, por exemplo, é possível identificar possíveis gastos desnecessários que podem ser cortados e tomar decisões com uma precisão muito maior.

Além disso, também é possível enxergar com muito mais clareza para onde são destinados todos os gastos.

Vamos agora, falar especificamente sobre alguns relatórios financeiros essenciais para a análise, controle e mensuração de resultados da sua empresa:

Relatório de fluxo de caixa

O fluxo de caixa é sem dúvidas, um dos relatórios financeiros mais utilizados pelas empresas. A partir dele, é possível controlar todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa e categorizar todos os tipos de receitas e despesas.

Gerenciando essas movimentações de uma forma contínua, é possível garantir que os valores de saída não sejam maiores do que os valores de entrada, evitando assim prejuízos e mantendo a estabilidade financeira do negócio.

A partir dessa análise, é possível repensar algumas medidas que podem estar trazendo muitos gastos para a sua empresa ou então não estão trazendo o retorno financeiro esperado.

Além de registrar as contas a pagar e receber, e fazer a projeção dessas contas, o relatório de fluxo de caixa também possibilita a sua empresa realizar a previsão de todas as compras e vendas, identificar a disponibilidade no orçamento, calcular o valor total de faturamento e também verificar a necessidade de caixa.

Relatório de DRE

A partir do DRE (Demonstrativo Resultado do Exercício) é possível identificar fatores mais complexos do que as informações obtidas no relatório do fluxo de caixa. A partir de todos os valores de receitas e despesas da sua empresa, o relatório de DRE mostra o que realmente esses dados representam no orçamento de sua empresa.

Sua empresa pode ter um alto faturamento e não gerar lucro. É isso que o relatório de DRE vai identificar: o quanto de lucro a sua empresa teve de uma forma geral ou a partir de uma venda específica em determinado período.

Relatório de planejamento orçamentário

Este relatório pode ser elaborado em média a cada seis meses ou um ano. A partir do planejamento orçamentário é possível realizar a comparação de resultados de uma forma precisa com o índice de DRE mensal e analisar se a empresa está adotando as estratégias financeiras corretas.

Relatório de custos e preços

O objetivo do relatório de custos e preços tem como objetivo calcular as margens de lucro necessárias para cobrir todas as despesas da sua empresa e assim possibilitar o crescimento do negócio em um determinado prazo. O relatório de custos e preços também auxilia a projetar o valor possível para ser oferecido de desconto em cada produto específico, além de gerar boas possibilidades de negociação e promoções.

Relatório de balanço patrimonial

O relatório de balanço patrimonial disponibiliza um breve resumo de todos os ativos de sua empresa, com o valor referente a cada um deles e os recursos necessários para financiar esses ativos durante determinado período. O balanço patrimonial nada mais é portanto, do que um retrato da situação financeira da empresa em certo momento.

A partir do relatório de balanço patrimonial, é possível entender de uma forma bastante ampla como está o andamento financeiro da sua empresa nos mais variados aspectos, ou seja: é possível analisar se ela possui dinheiro em caixa, se apresenta um índice elevado de endividamento, se possui uma alta quantidade de capital que se encontra parado em quantidade de produtos investidos no estoque, dentre outros indicadores.

Relatório de contas a pagar e a receber

A partir do relatório de contas a pagar e a receber, é possível fazer um gerenciamento muito mais organizado de todas as contas da sua empresa, projetar o orçamento necessário para que você possa se preparar para que você tenha os recursos para arcar com as despesas futuras, além de possuir um maior controle do pagamento de seus clientes e precaver-se contra uma possível situação de inadimplência.

O relatório de contas a pagar e a receber disponibiliza todas as contas da sua empresa categorizadas entre fornecedores, clientes, formas de pagamento, períodos, contas bancárias e a situação das mesmas, que informa as contas que ainda seguem pendentes.

Conciliação bancária

Realizar a conciliação bancária é um processo absolutamente essencial para ter um controle financeiro mais rigoroso de sua empresa. A partir da conciliação bancária é preciso comparar se os dados do controle financeiro interno estão compatíveis com o saldo bancário e as movimentações contidas no extrato, evitando assim imprevistos na contabilidade de seu empreendimento.

Estes imprevistos podem estar relacionados a débitos indevidos, divergência de lançamentos entre a sua empresa e o banco, transferências não registradas e depósitos não identificados, dentre outros.

Relatório de comissão de vendedores

Calcular o comissionamento de cada um de seus vendedores pode ser uma tarefa bastante árdua. O relatório de comissionamento dos vendedores torna esse processo mais ágil e automatizado. Além disso, este também é certamente um bom método para analisar a produtividade da sua equipe de vendedores.

Relatório de despesa por centro de custos

Este é um dos relatórios financeiros mais importantes para a sua empresa, pois permite agrupar os custos separados por cada setor. Assim é possível saber com precisão em quais aspectos a sua empresa está gastando em todos os meses. Sendo assim, cada área da empresa será um centro de custos.

A partir da análise do relatório das despesas por centro de custo, é possível traçar estratégias e estabelecer uma verba definida para cada um dos setores de sua empresa, de acordo com a necessidade específica de cada um deles.

Portanto a elaboração de relatórios financeiros é de extrema importância para a mensuração de resultados e acompanhamento de todos os processos que envolvem as finanças de seu negócio.

A partir destes relatórios financeiros, é possível projetar os valores de entrada e saída de caixa, possuir uma visão abrangente a respeito das possibilidades de crescimento do negócio, verificar se o faturamento obtido é capaz de suprir as despesas da empresa, indicar a lucratividade e as áreas com mais e menos quantidade de capital na sua empresa, dentre outras informações extremamente relevantes para o controle financeiro do negócio!

A importância de um sistema de controle financeiro

Com um bom sistema de gestão, como o eGestor, é possível gerar diversos relatórios financeiros bastante detalhados sobre todas as movimentações da sua empresa.

Com auxilío de um bom sistema de controle financeiro, é possível ter um suporte muito maior para a tomada de decisões estratégicas para a sua empresa e possuir muito mais segurança no controle das suas finanças, armazenamento de dados e na geração de relatórios financeiros precisos, que permitem a visão exata da sua situação financeira!

Como funciona o processo de controle e geração de relatórios financeiros na sua empresa? Deixe um comentário para a gente. Quem sabe não podemos lhe ajudar?

Por Gabriel Pfeifer, via eGestor

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.