Restituição do IR: consulta ao 3º lote deve ser liberado na sexta-feira

O contribuinte deve fazer o acompanhamento através do site da Receita Federal

0

O pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será liberado no dia 30 de julho. Por conta disso, os contribuintes já estão aguardando o período de consulta para saber se terão o dinheiro creditado em sua conta neste mês. 

Geralmente, essa consulta é disponibilizada uma semana antes do pagamento, então, a previsão é de que comece na próxima sexta-feira, 23.

Quer saber como consultar a sua restituição? Continue conosco e veja como acompanhar o status da sua declaração e corrigir pendências se for necessário. 

Quando vou receber?

A Receita Federal não disponibiliza uma lista específica com os nomes daqueles que serão beneficiados a cada lote, mas saiba que é possível verificar se a sua restituição foi liberada.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para isso, o contribuinte deve fazer o acompanhamento através do  site da Receita Federal. Para te ajudar a identificar o status em que ela se encontra, veja abaixo o que significa cada um deles: 

  • Em processamento: a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído;
  • Em Fila de Restituição: indica que o contribuinte tem direito a restituição, mas que ainda não foi disponibilizada na rede bancária; 
  • Processada: a declaração foi recebida e o seu processamento concluído (o resultado apurado ainda pode ser revisto de ofício pela Administração Tributária); 
  • Com Pendências: indica que durante o processamento da declaração foram encontradas pendências em relação a algumas informações e que devem ser regularizadas; 
  • Em Análise: indica que a declaração foi recepcionada, encontra-se na base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e aguarda a apresentação de documentos solicitados em intimação e a conclusão da análise de documentos entregues pelo contribuinte, em atendimento à intimação recebida ou para apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento (SRL); 
  • Retificada: destaca que a declaração anterior foi substituída integralmente por declaração retificadora apresentada pelo contribuinte;
  • Cancelada: se refere ao cancelamento da declaração, seja por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte, encerrando todos os seus efeitos legais; 
  • Tratamento Manual: indica que a declaração ainda está sendo analisada, assim, se deve aguardar a correspondência da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil;

Caso você verifique que a declaração possui pendências, é preciso corrigi-las fazendo uma declaração retificadora. Somente assim ela será novamente analisada pela Receita Federal e a restituição será liberada se você tiver valores à receber. 

Para auxiliar os contribuintes, a Receita Federal também está enviando cartas para informar sobre a necessidade de ser feita a correção de informações nas declarações que estão em malha fina.

Consulta da restituição

Quando o período de consulta for liberado, você deve acessar o mesmo sistema e buscar pela opção “Meu Imposto de Renda”, depois, clique em “Consultar Restituição”.

Essa informação também pode ser consultada de forma bem rápida através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

Assim, caso você verifique que a restituição foi liberada basta aguardar a data de pagamento, pois, a restituição será depositada na conta que foi informada na declaração do Imposto de Renda. 

Mas se você não tiver indicado nenhuma conta, ou haja erros que impossibilitem o depósito do valor, a restituição será encaminhada ao Banco do Brasil. Neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate. 

Pagamentos em 2021

A previsão da Receita Federal, é concluir o pagamento de todas as restituições do imposto de renda até o mês de setembro.

Então, se a sua restituição não for liberada nesse lote, não desanime, pois, outros dois pagamentos estão previstos para as seguintes datas: 

  • 4º lote: em 31 de agosto de 2021;
  • 5º lote: em 30 de setembro de 2021.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.