Revisão do FGTS pode ser realizada mesmo após o saque do benefício

Poucos sabem, mas é possível requerer a revisão dos valores disponibilizados pelo FGTS, mesmo que esses já tenham sido sacados.

Os trabalhadores podem solicitar a revisão do benefício, é direito do contribuinte solicitar a correção monetária dos valores acumulados no Fundo até o momento do saque. Quem possui quantias desde 1999 poderá solicitar a análise feita pela revisão. 

Os saques do FGTS são liberados em condições particulares, como quando ocorre a demissão sem justa causa, ou quando um contribuinte busca adquirir um imóvel como a casa própria e precisa de subsídios para realizar a compra do bem. 

O que é e quando é liberado os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?

O Fundo foi desenvolvido elaborado para dar suporte aos trabalhadores que percam seus empregos sem motivos legais, sem a famosa justa causa. 

O empregador faz o depósito de uma alíquota de 8% do salário bruto do empregado nesse Fundo, dessa maneira o trabalhador poderá dispor dos recursos caso seja dispensado de suas funções laborais. 

O saque só pode ser realizado em alguns momentos singulares da vida do trabalhador, é o caso do desligamento sem motivos legais, ou quando o indivíduo opta por realizar parte do saque em decorrência do seu aniversário. 

Os valores angariados também são liberados no momento em que o trabalhador se aposenta, quando o trabalhador vai adquirir a casa própria e precisa de recursos e para saldar financiamentos. 

As quantias são disponibilizadas quando o trabalhador tem o contrato rescindido, ou quando a empresa fecha, ou quando o empregador vem a óbito. 

Quando o trabalhador chega aos 70 anos ele poderá realizar o saque do benefício arrecadado durante seu tempo trabalhando. 

Em situações onde ocorre a morte do trabalhador, ou quando ocorre uma situação emergencial de calamidade pública ou desastres naturais. 

O saque poderá ser realizado quando o trabalhador passar mais de três anos sem receber a alíquota destinada ao FGTS. 

Como funciona a correção dos valores do benefício?

Solicitar a correção dos valores é bem fácil, basta que o trabalhador acesse a plataforma LOIT FGTS, nela será possível realizar o cálculo de correção. 

Para que ocorra o sucesso do procedimento, é necessário dispor de documentos como extratos referentes ao FGTS, eles poderão ser obtidos através do site do FGTS. 

Os valores variam com base no tempo em que as quantias permaneceram paralisadas na conta. A lógica é de que quanto mais tempo o contribuinte passar trabalhando maior será seu benefício. 

O cálculo da correção é feito a partir da alteração da Taxa Referencial (TR) que é utilizada como fator para a correção monetária. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.