Revisões cadastrais: É preciso cuidado para não perder seu Auxilio Brasil

Falta de atualização do CadÚnico pode levar a perda do benefício

Anualmente o Ministério da Cidadania fará revisões cadastrais para verificar se os beneficiários do Novo auxilio do governo continuam respeitando os requisitos que concediam o benefício.

Essa iniciativa está preocupando muitos brasileiros beneficiados pelo Auxilio Brasil, pois quem está no CadÚnico porém com mais de dois anos sem atualização, terá que passar por revisões cadastrais, e com isso o beneficiário poderá ter o benefício bloqueado e até mesmo cancelado. 

Essas revisões foram aplicadas no antigo auxilio emergencial, onde muitos beneficiários perderam o beneficio por descumprirem alguma regra como a renda per capita, composição familiar entre outros.

Quais serão as avaliações das revisões cadastrais?

  • Averiguação cadastral: verificação periódica da consistência das informações registradas no Cadastro Único (CadÚnico), que avaliará se o beneficiário atende às condições de elegibilidade para recebimento dos benefícios;
  • Revisão cadastral: verificação periódica das informações socioeconômicas das famílias beneficiárias com os dados constantes no CadÚnico, para avaliar a continuidade do recebimento dos benefícios;
  • Revisão de elegibilidade: verificação das informações utilizadas para manutenção do pagamento do benefício.

Depois que as avaliações forem feitas as famílias que estão com o cadastro desatualizado serão convocadas para reavaliação.

Como saber se tenho que passar por uma nova avaliação?

Para conferir se você precisa passar por uma nova avaliação é preciso conferir a presença na lista de revisão cadastral. Veja onde consultar:

  • Mensagem anexada aos comprovantes de pagamento dos benefícios
  • Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), departamento responsável pelo gerenciamento do CadÚnico.

Atenção: Casa a revisão cadastral não for realizada dentro do prazo estipulado, a família terá o benefício bloqueado e até mesmo cancelado.

Comentários estão fechados.