RG: como tirar segunda via da identidade?

Se você perdeu seu documento ou ele está vencido e é necessário emitir sua segunda via, elaboramos esse artigo para te explicar como proceder nessa situação.

0
Imagem por Marcello Casal Jr / ABr
Imagem por Marcello Casal Jr / ABr

Se você perdeu seu documento ou ele está vencido e é necessário emitir sua segunda via, elaboramos esse artigo para te explicar como proceder nessa situação. 

Seu documento tem validade! 

Algumas pessoas acabam andando por aí com seu documento vencido, isso porque o RG tem validade de 10 anos, porém muitos brasileiros não sabem disso e acabam descobrindo quando necessitam do documento na validade. 

Isso pode te prejudicar em situações como na realização de serviços bancários e ao solicitar o financiamento de imóveis, por exemplo. 

É comum que muitas pessoas não saibam da validade, pois apesar da lei determinar que essa identificação não possua data de validade determinada no Brasil, vários são os órgãos que passaram a pedir data de emissão de até dez anos para diminuir as tentativas de fraudes. 

O que fazer em caso de perda ou roubo do RG?

Como mencionamos acima, a validade pode gerar a necessidade de emitir a segunda via do seu documento, porém existem outros motivos que podem te levar a precisar emitir a 2º via, como a perda ou roubo do seu documento. 

Se essa é sua situação e você teve seu documento furtado ou roubado, o primeiro passo é saber que será necessário realizar um Boletim de Ocorrência (BO).

Isso, pois além de te isentar das possíveis taxas de renovação, esta conduta é muito importante e deve ser feita o mais rápido possível assim que tenha constatado a ocorrência.

Imagem por Marcello Casal Jr / ABr
Imagem por Marcello Casal Jr / ABr

Lista de documentos necessários para emissão da 2.º via. 

Agora que você já sabe sobre a validade do seu documento e da necessidade do BO em caso de roubo ou furto do seu documento, vamos à lista de documentos que você precisará para emitir a 2.º via do seu RG. Confira: 

  • 2 fotos 3×4 original e recente;
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples;
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado);
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto);
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG
  • Cartão do Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, pode ser substituído por PIS ou PASEP.

É necessário pagar para realizar a emissão da 2º via?

Pode ser necessário realizar o pagamento de renovação do seu documento, lembrando que o custo dessa taxa muda regionalmente.

Por isso é preciso que você confira o valor que será cobrado em sua cidade, porém como mencionamos em situações onde você possua um BO não será necessário realizar o pagamento da taxa. 

Onde posso tirar a segunda via?

Para emitir a segunda via do RG, você pode procurar as Secretarias de Segurança Público (SSP) dos estados, ou ainda existe a possibilidade se emitir a segunda via em um posto da Polícia Civil do seu estado.

Já os moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro uma alternativa é o Poupatempo, que são postos de atendimento ao cidadão que disponibilizam diversos serviços.

Nesse caso, o indivíduo deverá efetuar um agendamento por meio da internet ou atendimento telefônico do Poupatempo referente à sua cidade.

Moradores do Estado do Rio de Janeiro também podem procurar os Postos de Atendimento do Detran ou acessar o site www.detranrj.gov.br e acessar e clicar em Habilitação Civil.