O município do Rio registrou a abertura de 2.847 novas empresas no mês de junho.

O dado demonstra um crescimento após queda nos primeiros meses de pandemia e supera ainda o número de aberturas de empresas no mês de janeiro, antes do início da crise causada pelo coronavírus. 

Os números, captados pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, registram ainda o total de 3.554 novas empresas no mês de junho, em todo o estado do Rio.

Para Samir Nehme, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), o aumento no número de abertura de empresas se justifica pelas iniciativas das pessoas se reinventarem durante a crise. 

“Essa crise inesperada exigiu criatividade para muitas pessoas que perderam empregos ou que tiveram grande impacto nos negócios, em setores com diminuição brusca de demanda ou até mesmo a impossibilidade de operar, por conta das determinações de isolamento social. Em um contexto atípico como o que estamos vivendo, foi necessário enxergar oportunidades em meio à adversidade e muitos optam por empreender” afirma Samir Nehme. 

Apesar do aumento concentrado no município do Rio, dos 39 postos onde é feito o registro de novas empresas, apenas dez registrados número superior ao dos meses anteriores à pandemia. 

Para quem enxergou oportunidades de negócio em meio à crise, o profissional da contabilidade indica cautela e planejamento.

“O brasileiro é criativo, tem espírito empreendedor, mas é preciso planejar para não correr o risco de perder as economias em um empreendimento que não é viável. Grande parte das pequenas e médias empresas fecham as portas por uma gestão inadequada dos recursos, por isso é importante contar com uma consultoria contábil, que indicará, entre outras informações, qual é o melhor enquadramento tributário, opções de financiamento, além de orientações para lidar com o quadro de pessoal, entre outros aspectos vitais para o negócio, indica Nehme.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.