RN promove interiorização do turismo com curso para gestores

A iniciativa teve investimento de R$ 400 mil e beneficia 82 cidades do RN.

O Governo do Estado contratou consultoria especializada em gestão para capacitar gestores públicos e privados dos 11 polos turísticos potiguares, por meio da secretaria de Estado do Turismo, com o objetivo de promover a interiorização do Turismo no Rio Grande do Norte. 

A iniciativa que foi oficializada na última segunda-feira (30 de maio) pela governadora Fátima Bezerra, no auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado teve investimento de R$ 400 mil e beneficia 82 cidades do RN. 

“É uma iniciativa voltada para melhorar a governança, pois uma gestão com visão de planejamento, empoderando os municípios unindo a iniciativa privada e a comunidade para estruturar e fortalecer os destinos turísticos do nosso estado. São 11 regiões, cada uma com belezas e potencialidades para encantar os mais variados perfis de turistas. Vamos juntos cada vez mais trabalhar para avançar no turismo, gerando mais emprego e renda para o nosso povo”, declarou Ana Maria Costa, governadora que esteve acompanhada da secretária estadual de Turismo.   

O representante do polo Vale Mar, Francisco Flávio Felipe de Souza, secretário municipal de Turismo de Porto do Mangue, destacou que: “Estamos vivenciando um momento ímpar no turismo do Rio Grande do Norte, com ações concretas que buscam promover a interiorização da atividade. É preciso que os municípios aproveitem essa oportunidade, unam esforços para desenvolver o turismo em todas as regiões”.

Serão realizados workshops de apoio técnico para a seleção do modelo de Gestão das Instâncias de Governança e formulação do Plano de Trabalho nos Polos Turísticos do RN.

Para os membros das IGRs, também serão realizadas oficinas na construção de um instrumento de formalização, manutenção e atuação das Instâncias de Governança.

Divisão dos 82 municípios entre os polos turísticos do Rio Grande do Norte:  

• Polo Agreste/Trairí (08): Brejinho, Campo Redondo, Pedro Velho, Santa Cruz, Santo Antônio, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.

• Polo Costa Branca (06): Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.

• Polo Costa das Dunas (16): Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.

• Polo Serrano (14): Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’agua do Borges, Patú, Pau dos Ferros, São Fco. do Oeste, São Miguel e Umarizal

• Polo Seridó (11): Acarí, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, Ten. Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

• Polo Do Sertão para o Mar (06): Alto do Rodrigues, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências.

• Polo Potengi (04): Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé.

• Polo Cabugi Central (04): Angicos, Fernando Pedroza, Lages, Pedro Avelino.

• Polo Serras do Agreste Potiguar (04): Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, São José do Campestre.

• Polo Rota do Frio (05): Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

• Polo Vale Mar (03): Assu, Ipanguaçu e Porto do Mangu.

Comentários estão fechados.