17°C 28°C
Uberlândia, MG

Saber gerenciar o tempo é fundamental para quem mantém uma loja on-line

Saber gerenciar o tempo é fundamental para quem mantém uma loja on-line

13/01/2021 às 09h15 Atualizada em 13/01/2021 às 12h15
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:
Designed by @abdie / freepik
Designed by @abdie / freepik

A pandemia de Covid-19 obrigou as empresas, principalmente do comércio, a abandonar temporariamente o atendimento presencial e partir para o delivery para sobreviver aos tempos de quarentena.

Continua após a publicidade

Algumas lojas aderiram definitivamente ao e-commerce, criando lojas on-line . para atender à demanda das pessoas que se mantiveram em casa, mas alguns pequenos empreendimentos ainda sofrem com o planejamento das entregas dos produtos.

Para Fábio Barretta, CEO da Coan, empresa que desenvolve sistemas de gestão para pequenos negócios, “a administração racional do tempo é fundamental para que os clientes se encantem com seu negócio e voltem a comprar da sua loja”.

O empresário afirma que é sempre importante buscar continuamente maneiras de economizar tempo nas tarefas do dia a dia, pois isso garante maior concentração para desenvolver o negócio e aumentar as vendas.

Barretta dá cinco dicas de economia de tempo para proprietários de lojas on-line que garantem maior produtividade, dedicação maior à construção do negócio e, por fim, aumentar a receita.

Continua após a publicidade

Confie na tecnologia

“Propaganda é a alma do negócio” é um dos ditados mais antigos no meio empresarial, e agora ganha mais importância com o marketing digital, principalmente para quem mantém uma loja on-line.

Barretta recomenda ao empreendedor pesquisar ferramentas que permitam um melhor acompanhamento do conteúdo publicado no site, no blog e nas redes sociais da empresa, tudo centralizado em uma única plataforma.

Designed by @sunnygb5 / freepik
Designed by @sunnygb5 / freepik

“É fácil se deixar levar pela demanda desse processo de gestão do marketing digital. O empreendedor vai ficar surpreso com a quantidade de tempo que vai economizar ao ter tudo centralizado”, pondera.

Simplifique o processo de inventário

Depois que um cliente faz uma compra, é importante ter um processo que permita que a empresa envie o item com rapidez e eficiência. Levar o produto ao cliente o mais rápido possível é sempre a melhor opção e ajudará a retê-lo para futuras compras.

Continua após a publicidade

No entanto, Barretta adverte que minimizar a quantidade de esforço colocado no processo de envio também é uma ótima maneira de economizar tempo.

Além disso, certifique-se de que está contando com um software de inventário robusto que permite acompanhar a demanda dos produtos. Essa é outra ótima maneira de reter os clientes, se preparar para o futuro e economizar tempo no que se refere ao gerenciamento do sistema de controle de estoque”, analisa.

Planejar e priorizar

Desenvolver um plano e priorizar os itens da lista de tarefas sempre é algo que ajuda a economizar tempo. “Isso também é algo que os proprietários de lojas on-line devem fazer para reduzir a quantidade de tempo que gastam com as funções do dia a dia de seus negócios”, ensina o CEO da Coan.

Ele recomenda elaborar um plano detalhando como pretende lidar com as demandas diárias dos clientes, pois essa ação permite uma diminuição no tempo despendido para organizar as tarefas e concentrar nas mais importantes.

Confie nos funcionários

Na opinião de Fábio Barretta, embora o sucesso de sua loja on-line seja, em última análise, responsabilidade do empreendedor, ele nunca deve tentar fazer todo o trabalho sozinho.

“Ter alguém para assumir algumas das tarefas menores que mantêm os negócios funcionando sem problemas é uma ótima maneira de devotar seu tempo a tarefas mais importantes”, recomenda.

Terceirizar o marketing on-line

Barretta considera que, embora seja fundamental para a sustentação do negócio, o marketing on-line não pode tomar todo o tempo do empresário. Ele recomenda separar uma parte do orçamento para contratação de uma agência especializada.

“Com a experiência de uma empresa de marketing, é provável que você observe um aumento na receita de suas vendas”, garante.

Para concluir, o CEO da Coan ressalta que ao planejar com antecedência e fazer algumas pequenas alterações, o proprietário de uma loja on-line poderá ver uma economia significativa no que diz respeito ao seu tempo.

Por Fábio Barretta é diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria contábil. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
24°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

24° Sensação
2.06km/h Vento
53% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qui 30° 18°
Sex 29° 18°
Sáb 29° 19°
Dom 30° 22°
Seg ° °
Atualizado às 22h00
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 +0,06%
Euro
R$ 5,49 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,33%
Bitcoin
R$ 362,550,00 +0,36%
Ibovespa
125,148,07 pts -0.34%