Saiba como acompanhar sua declaração de Imposto de Renda

Acompanhar o status da declaração do seu Imposto de Renda não tem mistério, mas, para facilitar, confira este artigo que preparamos para você!

0

Para acompanhar o status da sua declaração do Imposto de Renda, encaminhada antes do término do prazo estipulado pela Receita Federal, será preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – o famoso e-CAC.

No e-CAC, o contribuinte poderá encontrar uma das situações abaixo:

  • Em Processamento
  • Em Fila de Restituição
  • Processada
  • Com Pendências
  • Em Análise
  • Retificada
  • Cancelada

Assim, dependendo do status encontrado, poderá tomar uma atividade correspondente, como retificar a declaração “Com Pendências” ou acessar a previsão do seu pagamento ao encontrar o termo “Em Fila de Restituição”.

Mas antes de agir, será necessário entender como acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, cadastrar-se e conferir a situação da declaração do seu ajuste anual, concorda?

Então, vamos lá!

Como verificar o status do Imposto de Renda via e-CAC?

O acesso ao Portal e-CAC é feito através do site oficial.

Lá, será necessário fazer o seu login, somente assim será possível consultar a situação da declaração do Imposto de Renda.

Caso você já tenha um cadastro, insira CPF/CNPJ, seu código de acesso e sua senha.

Agora, se o contribuinte ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, será necessário criá-lo.

Para isso, informe CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.

Outra forma de conseguir a liberação do código, é realizando um cadastro através do Acesso.Gov.Br.

Por lá, é possível gerar seu código sem a necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.

Aliás, se esse foi o seu primeiro ano declarando o tributo, o Acesso Gov.Br será o único meio de acompanhar o status da declaração do Imposto de Renda.

Por isso, se esse for o seu caso, você deve ir lá se cadastrar primeiro, a gente espera.

Ufa! Agora que a parte mais burocrática passou e você está dentro do portal e-CAC, basta acessar a aba “Declarações e Demonstrativos” e, logo em seguida, “Extrato de Processamento da DIRPF”.

Você encontrará um dos termos mencionados no início do artigo, isto é, a situação do seu IR no momento da consulta.

Qual é a importância de acompanhar o status da declaração do IR?

Por fim, lembre-se da importância de acompanhar com regularidade o status da sua declaração, pois esse acompanhamento pode evitar que o contribuinte caia na malha fina fiscal por conta das pendências encontradas na declaração.

Verificar frequentemente a situação do IR também pode ser sinônimo de organização, já que é através do status “Em Fila de Restituição” que o contribuinte pode acompanhar, do mesmo, a devolução do seu dinheiro.

Além disso, quem não quer respirar aliviado ao ver a sua declaração “Processada”, voltando a se preocupar com o tributo apenas em 2021, não é mesmo?

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa