Saiba como adiantar até 3 parcelas do saque-aniversário do FGTS

Já é possível antecipar o FGTS em até 3 anos. Saiba mais 

Devido à persistência da pandemia do covid-19, o Governo Federal vem procurando implementar medidas de amparo à parcela da população mais prejudicada. Neste sentido, uma possibilidade real, atualmente, diz respeito à antecipação de parcelas do saque- aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Para quem ainda não sabe, o saque-aniversário trata-se de uma modalidade em que é permitido o resgate parcial do FGTS anualmente. Isto pode ser feito a partir do mês aniversário do trabalhador até o segundo mês subsequente, ou seja, ele terá o período de 3 meses para realizar o saque em espécie na conta vinculada. 

Visando um melhor entendimento, vamos supor que um determinado trabalhador comemore seu aniversário em junho, ele terá do primeiro dia útil deste mês até o último dia útil de setembro para realizar o saque. 

A modalidade é disponibilizada apenas uma vez por ano, todavia, em tempos de crise, o governo permitiu a antecipação de 3 parcelas do saque-aniversário do FGTS. Tal ação irá funcionar como um empréstimo, que conterá juros mensais de 1,09%, segundo a Caixa Econômica Federal. 

Este referido encargo trata-se de um dos mais baixos do mercado financeiro, dado que a intenção não é endividar o trabalhador, de modo a prejudicar sua situação, mas sim, auxiliá-lo mediante a crise atual. 

Como solicitar a antecipação do saque-aniversário?

Para solicitar a antecipação do FGTS, primeiramente é preciso aderir ao saque-aniversário, já que a modalidade é opcional. Isto pode ser feito da seguinte maneira: 

  1. Acesse o aplicativo do FGTS ou site da caixa; 
  2. Vá em “Meu FGTS”;
  3. Selecione a opção “saque-aniversário”; 
  4. Feito isso, basta clicar na opção para aderir à modalidade; 

Importante! A adesão da modalidade pode ser feita até o último dia do mês de aniversário. No entanto, esteja atento, ao optar pelo saque-aniversário, perde-se o direito ao saque-rescisão em uma eventual demissão sem justa causa, podendo somente retornar para o formato mais tradicional após 24 meses (2 anos)

Enfim, já estando integrado ao saque-aniversário, basta solicitar a antecipação em algum banco credenciado que realiza o empréstimo. Confira alguns exemplos de onde isso pode ser feito

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • BMG;
  • Safra;
  • Itaú Unibanco;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Sicredi;
  • Daycoval;
  • C6 consignado; 
  • Entre outros. 

Conforme informações divulgadas pela Caixa, por volta de 7,4 milhões de brasileiros já anteciparam o saque-aniversário do FGTS. Isto considerando o período de abril do ano passado a agosto de 2021.

Comentários estão fechados.