Saiba como as empresas podem obter financiamento junto aos bancos

São muitas as linhas de crédito e regras para se conseguir obter financiamento, confira

Esse é um tema que ainda gera nos gestores muitas dúvidas, porque são muitos os caminhos, e como se decidir pelo mais viável? Como obter financiamento com prazos para empresas? Primeiro é preciso ter muito claro qual a finalidade do financiamento. Seria para expansão em território nacional? Inovação em algum aspecto na empresa? Melhoria de infraestrutura?

Marcelo Viana, consultor empresarial da T4 Consultoria, explica que diferente do que se tem visto ultimamente, não existe uma “fórmula” para que uma empresa consiga aporte financeiro, é necessário, principalmente ‘colocar a casa em ordem’ antes de buscar pela captação de recursos:

“Há muitas linhas de crédito disponíveis, com taxas e condições diferenciadas, há financiamentos com carência de até sete anos, com taxa de aproximadamente 5% ao ano, por exemplo. Quando o gestor busca o investimento por parte de uma financiadora, é preciso ter em mente que são muitos os requisitos para que o pedido seja aprovado, a taxa de aprovação por parte do BNDS, por exemplo, é de apenas 2%”, acrescenta.

Financiamento a longo prazo – Como os negócios podem obter?

Se o gestor precisa de um capital para começar o negócio ou se necessita de recursos para viabilizar um projeto dentro do negócio já existente, é preciso apresentar garantias (hipoteca, aval ‘garantia pessoal’, etc.).

“Antes de buscar um financiamento, é fundamental que se faça um projeto para a captação de recursos, que mostre que a empresa possui condições de obter o financiamento e de que poderá, inclusive, contribuir socialmente por meio das atividades do negócio”, orienta Viana.

O consultor explica que um dos pontos que viabiliza o crédito por parte das financiadoras é se o negócio do ponto de vista socioeconômico pode contribuir com o cenário nacional. Exemplos: consta no projeto de captação que a expansão do negócio poderá gerar um número expressivo de empregos, o que contribuirá com a movimentação da economia no Brasil; outro exemplo é que o desejo do negócio por uma inovação de produto, por exemplo, pode aumentar o número de exportações.

“Como gosto de frisar, não há mágica, o negócio com um bom histórico administrativo, com fluidez em suas operações no mercado, terá maiores chances de conseguir aporte financeiro junto aos órgãos.É fundamental que a organização mostre à instituição financeira a viabilidade do negócio, que consiga mostrar consistência do ponto de vista econômico e administrativo. Isso se conquista com um grau de maturidade administrativa”, alerta.

Fala-se principalmente no BNDS, mas há muitas outras opções para se buscar financiamentos, como é o caso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Banco da Amazônia, entre outros.

Alguns bancos como é o caso do Desenvolve SP, oferecem possibilidades específicas ao gestor, como é o caso do desejo de inovar, propondo o crescimento da empresa em longo prazo, e o negócio, são precisa ser uma grande organização para conseguir obter esse recurso, basta provar a viabilidade do projeto.

Equilíbrio financeiro – Importante para a captação de recursos

O financiamento com prazos para empresas requer por parte do negócio um certo grau de equilíbrio financeiro, que possa ser demonstrado em um projeto para a captação de recursos. Como isso se obtém? Muitas vezes o negócio antes de buscar por crédito precisa rever os seus processos administrativos, colocar em ordem, principalmente, os problemas de caixa.

O indicado, na maioria dos casos, é uma visão externa de um especialista experiente para indicar quais os caminhos para colocar o negócio nos trilhos do desenvolvimento, a ponto de conseguir obter financiamento, quando necessário.

Em muitos casos é preciso uma reestruturação financeira que demanda a revisão do plano financeiro, para colocar a empresa em ordem.

Financiamento com prazos para empresas – em quais áreas investir?

Ter definido o que se deseja com o financiamento é essencial antes de pensar em montar o projeto para a captação de recursos. Muitas podem ser as necessidades: investimento para a criação de novos produtos/serviços; para a implementação de uma nova tecnologia no negócio; para melhorar a infraestrutura da organização, etc.

Há casos em que o negócio tem a ideia de oferecer uma determinada tecnologia inovadora, nesse caso, o projeto estruturado pode ser apresentado e se demonstrar viabilidade, há chances de se conseguir obter o crédito.

“É preciso que o negócio tenha clara a necessidade de um grau de maturidade que viabilize a possibilidade de adquirir financiamento, quando for o momento. O ideal, em casos de financiamento com prazos para empresas, é que se o negócio não se sentir seguro o bastante, procure auxílio especializado experiente que possa orientá-lo no caminho de “consertar” as falhas e preparar o caminho para o crescimento”, conclui.