Uma das grandes preocupações da humanidade, e isso não é algo novo, é com o meio ambiente e os danos exagerados que diversos materiais causam ao planeta.

Por esse e diversos detalhes, a reciclagem é um tema que deve ser discutido por ser de extrema importância. No dia a dia, consumimos produtos e mais produtos, e as embalagens ou próprios componentes, devem ser devidamente descartados.

Além da reciclagem, uma outra questão importante e que impacta bastante o meio ambiente é a utilização de meios alternativos para conseguir energia elétrica. A energia solar, por exemplo, do ponto de vista humano é uma fonte sustentável e inesgotável!

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre a reciclagem de certos componentes e algumas fontes de energia alternativas. Acompanhe!

Reciclagem para preservação do meio ambiente

Antes de qualquer coisa devemos ressaltar a maior importância da reciclagem. É fato que objetos simples podem influenciar na decoração, mas o motivo principal é a preservação do meio ambiente.

Essas atitudes de conservação melhoram a qualidade de vida e reduzem a poluição do solo, água e ar. Para isso, na reciclagem podem ser aproveitados os seguintes produtos:

Vidro, plástico, papel e vidro

Basicamente composto de potes de azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro; potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens plásticas e sacolas de supermercado, são todos objetos domésticos.

Esses frascos, ao serem devidamente descartados, podem ser reaproveitados para que novos produtos sejam criados, reduzindo a quantidade de matéria-prima gasta.

Além disso, jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel; latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre e o próprio alumínio.

Além desses objetos, uma outra preocupação real é a reciclagem de eletrônicos! Conforme a tecnologia avança, diariamente novos itens são comprados e, consequentemente, antigos aparelhos passam a virar lixo.

O descarte desses objetos deve ser devidamente realizado nos locais corretos, para que os profissionais possam separar as partes reutilizáveis. Além disso, essas pessoas precisam de instruções e uniformes profissionais adequados, pois certos componentes são tóxicos!

Energia solar para a preservação do meio ambiente

Toda energia gerada a partir da luz e calor emitidos pelo sol recebe o nome de energia solar. Esse sistema de captação permite que sejam utilizados geradores de energia elétrica próprios, eliminando os gastos com eletricidade todo mês.

A energia solar pode ser convertida para a produção de energia elétrica e fazer com que diversos aparelhos funcionem, sendo luzes, tomadas, filtro de ar industrial e etc. Utilizando dois sistemas, e são eles: heliotérmico e fotovoltaico.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação em energia elétrica. Ela é realizada por células chamadas de fotovoltaicas, normalmente compostas por silício.

Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, o sistema fotovoltaico não depende de um ambiente com um alto nível de radiação para funcionar, porém, a quantidade de energia depende das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens, maior a produção de eletricidade.

Energia heliotérmica

O sistema heliotérmico transforma os raios do sol em calor, e funciona geralmente como um aquecedor de água nas residências ou hotéis. Para isso, são utilizados painéis que refletem a luz solar e o concentram em um receptor específico.

O receptor é formado por um líquido, que é responsável pelo armazenamento do calor, aquecendo a água e produzindo vapor. Em usinas, por exemplo, esse vapor é responsável por movimentar turbinas e acionar geradores que produzem energia elétrica.

Aproveite as soluções sustentáveis

Como vimos ao longo deste conteúdo, pela preocupação com o meio ambiente, diversos recursos e ferramentas podem ser usados para isso.

Além de reciclar corretamente cada objeto, os eletrônicos possuem uma demanda que aumenta a cada dia, sendo indispensável a consciência de todos sobre a importância desse ato.

Fora isso, a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, e por ser abastecida pelo sol, pode ser considerada uma fonte inesgotável.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? Reciclar e utilizar fontes de energia alternativas, além de mais agradável ao meio ambiente, a energia solar pode ser uma solução para quem deseja economizar com eletricidade!

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.