Saiba como conseguir se aposentar da melhor forma possível

Por lei a aposentadoria que vale para cada um é aquela que é mais vantajosa

Receber a melhor aposentadoria com o melhor valor possível, é o sonho de todo segurado do INSS. Mas você sabia que existem formas de alcançar a aposentadoria mais vantajosa possível no futuro?

Isso mesmo, e por isso estamos aqui, para te dar dicas de como conseguir se aposentar da melhor forma possível. Continue conosco e saiba mais!

Saiba qual a melhor aposentadoria para você

Você sabia que tudo pode influenciar na sua aposentadoria? Quando digo tudo é tudo mesmo! Como idade, tempo de contribuição, sexo e até mesmo condição do trabalho.

Tudo isso determina em qual aposentadoria você se encaixa e qual o valor que você irá receber. Por isso buscar saber qual aposentadoria é a melhor para você é essencial para ter um bom benefício.

Por lei, a aposentadoria que vale para cada um é aquela que é mais vantajosa (que o valor recebido vai ser o maior) no momento em que a pessoa dá entrada na aposentadoria.

E vale lembrar que o INSS é obrigado a orientar o trabalhador, quando ele faz o pedido, sobre qual é a melhor aposentadoria para ele naquele momento.

Não se esqueça das atividades especiais

Atividade especial é aquela na qual os profissionais ficam expostos a agentes nocivos à saúde (químicos, físicos ou biológicos), de forma permanente e ininterrupta, e em níveis acima dos permitidos por lei.

Quando você trabalha ou trabalhou com atividades especiais você terá um adicional no seu tempo de contribuição, com isso você atingirá o tempo necessário para requerer a Aposentadoria de forma mais rápida.

Mas para isso é preciso comprovar esse tempo de trabalho especial, através de documentos como: Carteira de Trabalho e Previdência Social, Laudo de Condições Ambientais de Trabalho -LTCAT, Perfil Profissiográfico Previdenciário- PPP.

Verifique o sistema da previdência social

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é um documento que reúne todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador.

E antes de solicitar sua aposentadoria é bom você verificar seu CNIS, para ter certeza que ele esta correto e não está faltando nenhum vínculo de trabalho.

A falta de um vinculo se quer pode te prejudicar muito, para verificar o CNIS você pode acessar o extrato previdenciário pelo site ou aplicativo Meu INSS (Android ou iOS). Nesse sistema, é possível acessar, salvar em PDF ou imprimir.

No Meu INSS (site ou aplicativo), você deve seguir os seguintes passos:

  • acesse o site meu.inss.gov.br ou baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  • clique em “entrar com gov.br” e digite seu CPF para entrar ou criar sua conta (caso ainda não tenha cadastro); 
  • no início, digite na caixa de pesquisa a palavra “extrato” e clique na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Caso exista algum erro nas informações do extrato CNIS, você pode pedir a atualização dos dados pelo sistema Meu INSS.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.