Saiba como conseguir sua aposentadoria ainda em 2020

0

A Reforma da Previdência fez mudanças importantes e que precisam ser conhecidas por aqueles que pretendem se aposentar.

Embora estejamos nos aproximando do final do ano, saiba que você ainda pode solicitar o benefício de forma bem simples e sem sair de casa.

Para isso, o Instituto Nacional da Previdência Social (INSS) disponibilizou um simulador de aposentadoria, por meio do aplicativo e site Meu INSS.

Para acessar, basta fazer seu cadastro e registrar uma senha, depois, é só procurar o simulador que fará os cálculos conforme suas contribuições, idade e critérios relacionados às regras de transição.

Para te ajudar a entender melhor como descobrir se você tem direito à se aposentar este ano, acompanhe este artigo e se informe. 

Quem pode se aposentar?

De acordo com as novas regras, a idade para que homens possam se aposentar é de 65 anos e de 62 para a mulher.

Também é preciso ter contribuição com no mínimo 20 anos pelos homens e por 15 anos no caso das mulheres.

Porém, estão disponíveis três opções para quem quer pedir o benefício este ano, são elas:

Aposentadoria por idade mínima: com base nos cálculos feitos para as mulheres que querem se aposentar em 2020, é preciso ter 56 anos e seis meses de idade, além de 30 anos de contribuição.

Por sua vez, os homens devem ter 61 anos e seis meses de idade, além de terem 35 anos de contribuição à Previdência Social. 

Aposentadoria por sistema de pontos: esta é outra regra de transição que faz a soma da idade e do tempo de contribuição.

Sendo assim, se o homem escolher essa modalidade deve ter 35 anos de contribuição e a mulher precisa ter 30 ainda este ano, pois, a soma da idade e do tempo de contribuição deve totalizar 87 pontos para as mulheres e 97 pontos para os homens. 

Aposentadoria por idade: levando em consideração esta regra, as mudanças foram sentidas apenas pelos mulheres, uma vez que para os homens se aposentam este ano, está mantido os 65 anos de idade completos e 15 anos de contribuição.

As mulheres que escolherem essa regra de transição precisam atingir a idade de 60 anos e meio e ter 15 anos de contribuição. 

Como solicitar o benefício?

Se você cumpre todas os requisitos da aposentadoria e decidiu solicitar ainda este ano, precisa fazer o pedido ao INSS.

Mas antes, verifique todas as suas informações por meio do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que está disponível pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Nesta plataforma, constam todos os registros de seus empregos e as contribuições que foram feitas no decorrer dos anos de atividades laborais.

A partir disso, procure por “pedir aposentadoria” no menu iniciar e escolha qual delas é a mais vantajosa.

Para isso, você também pode contar com o apoio de um advogado para te explicar qual delas se atenderá melhor sua situação.

No site ou aplicativo, confirme seus dados ou anexe outros documentos que comprovem suas informações, finalize e guarde seu protocolo de atendimento.

Esse pedido pode ser feito também pela Central de Atendimento através do número 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Samara Arruda