O fluxograma abaixo mostra o passo a passo que deve ser realizado para concluir a retificação da ECF. Contudo, o ponto mais importante diz respeito ao conteúdo dentro do livro em questão, mais especificamente os dados e informações da empresa que serão entregues ao Fisco.

Deu a louca na Ensino Contábil, cursos de 80 a 110 reais (Saiba Mais)

É de extrema importância atuar nessa etapa com seriedade, planejamento e com uma equipe experiente e conhecedora da obrigação. Afinal de contas, não é comum realizar a retificação da obrigação mais de uma vez pelo trabalho que gera ao setor responsável e também pelo que pode indicar ao Fisco.

Para retificação da ECF, é necessário que o campo 12 do registro 0000 (0000.RETIFICADORA) deve estar preenchido com “S” (ECF Retificadora).

 O procedimento para retificação é:

1 – Exporte o arquivo da ECF original;

2 – Abra o arquivo da ECF exportado em um programa tipo “Bloco de Notas”;

3 – Se o arquivo é o que foi assinado, remova a assinatura. A assinatura é um conjunto de caracteres “estranhos” que fica após o registro 9999. Basta apagar tudo que fica após tal registro. Para fazer isso, edite a escrituração com algum editor de texto do tipo “Bloco de Notas”.

4 – Altere com campo 12 do registro 0000 para “S” (ECF retificadora) – também é possível fazer as correções neste momento, mas caso prefira fazer no próprio programa da ECF, salve o arquivo;

5 – Importe o arquivo da ECF retificadora;

6 – Faça a correção dos dados no programa da ECF;

7 – Valide;

8 – Assine; e

9 – Transmita a ECF retificadora.

Comente

Comentários

Deixe uma resposta