Saiba como otimizar a consulta de fretes internacionais

As ações que antecedem operações, a exemplo da importação e exportação, como consulta de fretes internacionais, são muitas vezes realizadas de forma manual. Na prática isso significa um processo de pesquisa lento, demorado, muitas vezes passível de erros humanos.

Uma das soluções para tornar essa atividade mais eficiente é otimizando a busca por frete e com o monitoramento adequado, é possível melhorar a logística internacional e a tomada de decisões em nível estratégico. Entenda o este processo por completo:

Faça um planejamento de envio

Um dos principais custos na logística internacional é relacionado a frete, seguros que depende muito do incoterms utilizado, necessários ao longo do transporte de mercadorias. Munido do código NCM de um produto, é possível pesquisar uma média de valores dos serviços necessários de acordo com a mercadoria.

Aposte em tecnologia

Um dos passos mais importantes para potencializar os resultados é automatizar as atividades. Para isso é necessário contar com um software de logística, focado no processamento de dados. Com esse material em mãos, fica mais fácil escolher fornecedores e serviços com agilidade e qualidade. Existem muitas ferramentas/plataforma que facilitam o acesso às informações de cotação de preço de frete, elas auxiliam o importador a pesquisar o preço médio, fazer cotação e orçamento, bem como comparar as tarifas por rota ou trades lanes.

Quais as vantagens de otimizar sua pesquisa?

  • Centralizar as informações em só lugar
  • Obter números atualizados sobre o mercado
  • Mais qualidade no controle dos processos
  • Reduzir os custos operacionais

Por que ter um plano de gestão de fretes?

Com acesso a uma plataforma de dados, o gestor tem mais embasamento na hora de tomar decisões. Realizado de forma bem planejada, com a criação de um fluxo de mercadorias e utilização de um sistema, a gestão pode somar nos lucros, formatos de negociação e eficiência do serviço prestado.

Helmuth Hofstatter Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.