O número de escritórios contábeis de pequeno porte no Brasil não para de crescer. Porém, junto às características próprias desse segmento, como o número de clientes atendidos, também existe uma série de desafios que dificultam as operações e um bom rendimento desses escritórios.

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Se o seu negócio se encaixa no grupo dos pequenos escritórios, existem algumas ferramentas e práticas que você pode adotar para alcançar maior produtividade e reconhecimento no mercado. No artigo de hoje, explicamos como você pode superar os obstáculos e alcançar resultados cada vez melhores em seu escritório contábil. Acompanhe!

Como atrair e fidelizar clientes?

Um dos maiores desafios para os pequenos escritórios de contabilidade, principalmente para os que são novos no mercado, é atrair novos clientes. Isso acontece porque a confiança é um dos fatores mais importantes para as empresas na hora de contratar serviços contábeis e os escritórios que estão iniciando suas atividades geralmente não possuem reconhecimento de mercado.

Porém, existem algumas medidas que você pode adotar para vencer essa dificuldade. Uma delas é segmentar uma área de atuação. Além de ser uma grande tendência, a contabilidade de nicho permite que você ofereça um atendimento muito mais especializado e dedicado às necessidades do seu cliente, o que fará com que você se destaque no mercado.

Além disso, é fundamental que você invista na satisfação dos seus clientes para fidelizá-los. Para isso, realize treinamentos com a sua equipe e use sistemas que te ajudarão a garantir qualidade em seus serviços. Você deve oferecer um atendimento próximo, cuidadoso e que supere as expectativas dos seus clientes.

Como melhorar a percepção de valor dos meus serviços?

Outra dificuldade dos pequenos escritórios é a forma como os clientes enxergam as atividades desenvolvidas. Em grande parte das vezes, os serviços realizados pelos contadores são desvalorizados, o que faz com que os clientes busquem por preços cada vez mais baixos e até mesmo sejam inadimplentes.

Esse é um problema de percepção de valor, e existem algumas práticas que você pode desenvolver em seu escritório para que seus clientes entendam a importância dos serviços que você desempenha.

Sem dúvidas, é fundamental que o seu cliente te veja como um parceiro que está ali para ajudá-lo a melhorar os resultados. Para isso, você deve investir em um atendimento de qualidade, garantindo que o seu cliente esteja sempre satisfeito. É muito importante que você use sistemas de gestão que te ajudarão a tornar a comunicação com o seu cliente mais próxima.

Assim, será muito mais fácil entrar em contato com as empresas que você atende, além de trocar informações relacionadas aos documentos que devem ser enviados, as obrigações que devem ser preenchidas e os prazos que devem ser cumpridos. Isso vai otimizar a sua rotina e tornar o seu cliente mais consciente dos serviços desenvolvidos em seu escritório.

Como escolher o sistema ideal para o meu escritório?

Para otimizar os seus serviços e melhorar a comunicação com os seus clientes, você precisa de um sistema de gestão contábil. Porém, grande parte desse tipo de ferramenta não é desenvolvida para os negócios de pequeno porte. Elas possuem muitas funções que não são planejadas para os pequenos escritórios contábeis e tornam as operações complicadas.

Por isso, você precisa buscar por sistemas desenvolvidos de acordo com as necessidades das operações do seu escritório. É fundamental que eles possuam as funções necessárias para você desenvolver todos os serviços obrigatórios, aderência às legislações brasileiras e integração entre si, para que você não precise redigitar dados.

Além disso, é muito importante que o sistema seja simples e fácil de usar. Assim, você conseguirá desenvolver os seus serviços de forma otimizada. As operações que são essenciais para os processos em seu escritório se tornarão muito mais simples, diminuindo as chances de erros e e te permitindo oferecer um atendimento de mais qualidade.

Via mastermaq

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