Saiba como tirar a segunda via do seu RG

0

Existem vários motivos que podem te levar a precisar tirar a sua segunda via do RG, como perda, roubo, furto ou até mesmo quando seu documento passa da data de validade de 10 anos.

Alguma dessas situações aconteceu com você? Fica tranquilo, pois no artigo de hoje vamos te explicar como você pode emitir a segunda via do seu documento. 

Seu documento possui uma validade

Como mencionamos anteriormente, seu documento possui uma data de validade, e andar por aí com seu documento vencimento pode te trazer alguns problemas, para que isso não ocorra mantenha seu documento dentro do prazo, confira algumas situações onde o documento vencido pode te prejudicar: 

  • Você pode ser barrado quando for emitir outros documentos, 
  • Pode ser barrado na hora de de realizar concursos públicos, 
  • Até mesmo ser prejudicado na hora de realizar cadastros em site entre outros. 

Muitos brasileiros estão com seu documento vencido, e como eu te disse, isso realmente pode te prejudicar em algumas situações. 

Perda ou roubo do seu documento

Além da validade existem outros acontecimentos que podem te levar a necessidade de emitir um novo documento, é o caso da perda ou roubo do seu RG.

Caso aconteça com você do seu documento ser roubado ou furtado, te orientamos da necessidade de realizar um BO, ou seja, um Boletim de Ocorrência, para que assim você possa se isentar das taxas de renovação. 

Atualizar seu documento pode facilitar seu dia a dia

Você sabia que atualizar seu RG te traz a possibilidade de acrescentar os números do seu CPF e do Cartão Cidadão? Pois é, você pode fazer isso, o que facilita bastante a vida do trabalhador brasileiro, pois sempre pedirem para apresentar estes documentos com posse de um documento com foto, você pode mostrar apenas o seu RG.  

Documentos necessários para emissão da segunda via

Para você realizar a emissão da segunda via do seu documento, você necessita da apresentação de alguns documentos, confira quais são eles abaixo:

  • 2 foto 3×4 original e recente; 
  • Certidão de nascimento original ou cópia simples; 
  • Certidão de casamento original ou cópia simples (caso você seja casado); 
  • Boletim de Ocorrência original ou cópia simples (em caso de roubo ou furto); 
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou caso você queira que o número apareça no RG; 
  • Cartão do Cidadão original – se você quiser que o número apareça no novo RG, pode ser substituído por PIS ou PASEP.
Imagem por Marcello Casal Jr / ABr

Como fazer a segunda via do meu documento?

Você pode realizar a emissão de sua segunda via de algumas maneiras, confira abaixo os meios de emitir seu documento:

  • Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados, 
  • Posto de Polícia Civil do seu estado 

Já os moradores das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, também podem escolher a opção PoupaTempo, que é um posto de atendimento onde são oferecidos vários serviços. Nesse caso, é necessário realizar o agendamento de um horário por meio da Internet ou do serviço telefônico do Poupatempo e informar sua cidade.

Qual o valor da emissão da segunda via do RG?

Como mencionamos anteriormente, quando realizada a apresentação de um B.O, por motivo de furto ou roubo, a sua cópia fica isenta de realização do pagamento. 

Nas situações em que seus documentos foram extraviados, perdidos ou danificados, a taxa cobrada é de aproximadamente R $ 20 a R $ 29,50, variando de acordo com da cidade onde reside.

Já para aqueles que decidem retirar documentos pelo Poupatempo pode escolher a opção de entrega nos correios, portanto, deverá pagar uma taxa de serviço de 12,33 reais.

Por fim, para aqueles com idade superior a 65 anos, eles ficam isentos de realizar o pagamento de qualquer taxa.