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Saiba como utilizar pagamentos recorrentes no seu negócio

Saiba como utilizar pagamentos recorrentes no seu negócio

16/11/2020 às 02h00 Atualizada em 16/11/2020 às 05h00
Por: Gabriel Dau
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Os pagamentos recorrentes ganharam força no Brasil nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a economia da recorrência já movimenta pelo menos R$ 1 bi anualmente no país.

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Os serviços de streaming são os mais lembrados quando o assunto é recorrência.

Mais da metade dos brasileiros revelaram ter gastado dinheiro com conteúdo digital em vídeo por meio de uma assinatura. 

Mas os pagamentos recorrentes podem ser aplicados a praticamente qualquer modelo de negócios, digital ou não.

Academias, EdTechs e clubes de assinatura são alguns exemplos que negócios que podem se beneficiar dessa estratégia.  

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Hoje, virtualmente qualquer modelo de negócio pode participar do fenômeno da economia da recorrência.

Por isso, separamos algumas dicas para você adotar essa estratégia para o seu negócio.

Confira! 

Aprofunde seu conhecimento --> Conheça as vantagens do Pagamento Recorrente!

O que são pagamentos recorrentes 

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que é um pagamento recorrente

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Um pagamento recorrente é uma cobrança automatizada periódica. Após contratar um plano ou serviço, o consumidor será cobrado dentro de uma determinada frequência. 

Além do cartão de crédito – método mais comum de recorrência – algumas plataformas de pagamentos também disponibilizam pagamentos recorrentes com cartão de débito, boleto bancário, transferência bancária, entre outros.

Por que utilizar pagamentos recorrentes 

A implementação de pagamentos recorrentes ajuda a automatizar as operações financeiras e traz benefícios para a empresa.

Separamos alguns motivos para seu negócio aderir a essa estratégia de monetização. 

Automatiza cobranças

Um dos principais benefícios de aderir aos pagamentos recorrentes é a automação: seu consumidor é cobrado automaticamente todos os meses, o que além de otimizar a atividades do setor financeiro, também ajuda a reduzir a inadimplência. 

Retém clientes 

Adotar essa estratégia também ajuda a reter consumidores fiéis, visto que a cobrança automatizada traz mais conveniência ao cliente.

A dica é desenvolver planos flexíveis, para que diferentes perfis de clientes possam aderir à assinatura.  

Aumenta o faturamento

Com o risco reduzido de inadimplência, o seu negócio se beneficia de um aumento no faturamento.

Além disso, o seu negócio conta com uma previsão muito mais precisa!

3 dicas para uma gestão de assinatura eficiente

Se o seu negócio deseja desenvolver planos de assinatura e se beneficiar dos pagamentos recorrentes, separamos algumas dicas que vão ajudar a aumentar a eficiência e maximizar o seu faturamento! 

1. Ofereça diferentes métodos de pagamento

Apesar do cartão de crédito ser o método de pagamento mais utilizado nesse modelo de negócios, disponibilizar outras formas é essencial para aumentar a adesão de assinantes. 

O boleto bancário, por exemplo, é o segundo método de pagamento mais utilizado no e-commerce: segundo dados do CETIC, 52% dos usuários de internet no Brasil utilizam esse meio de pagamento para fazer compras online.

Oferecer diferentes métodos de pagamento permite que consumidores que não têm acesso aos serviços bancários tradicionais ou que não desejam comprometer o limite dos seus cartões de crédito possam aderir à assinatura.

Leia mais --> Formas de pagamento: a importância da variedade para o consumidor

2. Automatize lembretes e notificações de cancelamento 

Habilite o envio por e-mail de lembretes dias antes da cobrança e notificações de cancelamento para que seus clientes estejam cientes e possam alterar o método de pagamento, caso seja necessário.

Isso ajuda a reduzir a inadimplência e oferece uma melhor experiência ao consumidor. 

3. Habilite novas tentativas com diferentes métodos de pagamento 

Não foi possível efetuar a cobrança pelo método de pagamento escolhido pelo cliente? Habilite novas tentativas usando um outro método de pagamento cadastrado pelo cliente, como um outro cartão de crédito. 

Uma alternativa é enviar um link de pagamento por e-mail para o seu consumidor, para que ele próprio possa escolher entre as opções outra forma de pagar – como boleto bancário ou cartão de crédito. 

Seja o seu negócio físico ou digital, os pagamentos recorrentes são uma excelente alternativa para fidelizar clientes, aumentar suas vendas e otimizar as tarefas do seu setor financeiro.

Para implementar a estratégia, conte com uma plataforma de pagamentos dedicada em melhorar a experiência do seu consumidor!  

Fonte: Gestão Click

imagem: gestãoclick

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