Quando se fala em conteúdo estratégico na internet, muitas pessoas associam apenas esse conteúdo à aplicação de técnicas de SEO, com foco nas palavras-chave.

Mas o que geralmente ocorre é que essa preocupação em aplicar técnicas ao conteúdo, o torna sem identidade, ou seja, sem valor para o público.

Um dos atributos de um conteúdo de qualidade é ser interessante e, para isso, é preciso que o texto tenha personalidade, seja único, demonstre autoridade, ou seja, conhecimento no assunto tratado.

A consultoria de comunicação, Biquara Contents, orienta como trazer identidade aos conteúdos e esclarece sobre o que torna um conteúdo sem identidade. 

De que maneira é possível trazer identidade para o conteúdo?

Para transmitir a identidade através do conteúdo, um dos fatores fundamentais é o relacionamento próximo entre os responsáveis do negócio e aqueles que escreverão os textos.

O conteúdo sem identidade é aquele em que as informações estão dispostas de qualquer maneira, sem preocupação com um fator muito importante: o leitor.

Respeito ao leitor e linguagem humanizada

O conteúdo sem identidade, repleto de palavras-chave, se torna não apenas incoerente do ponto de vista estrutural do texto, mas completamente distante do público.

A sensação do leitor é a de que está diante de um texto robótico, que talvez tenha sido produzido por máquinas e não por pessoas.

Quando se escreve um conteúdo é preciso refletir que alguém vai ler aquele texto, portanto, é fundamental que apresente “linguagem humana”, parece absurdo ler isso? Mas saiba que o que mais se encontra na internet são conteúdos sem “alma”, ou seja, incapazes de gerar conexão emocional em quem lê.

INSS

Para ter identidade, um texto precisa ser relevante

Diferente do conteúdo sem identidade, o texto de qualidade apresenta relevância, ou seja, é importante para quem lê.

Quando o leitor se depara com um conteúdo, quer de alguma maneira a resposta para algumas de suas questões, deseja encontrar o caminho, portanto, esse conteúdo precisa ser importante para quem lê, deve apresentar soluções.

Um dos fatores que torna um conteúdo relevante é a utilidade, conforme já mencionado, a pessoa precisa identificar que aquele texto de alguma maneira a auxiliou.

O que torna um conteúdo sem identidade na internet?

O conteúdo sem identidade na internet possui algumas características, como:

Geralmente é longo 

Mas vale lembrar que há conteúdos longos e altamente relevantes na internet, mas no caso do conteúdo sem identidade, o que se encontra são repetições em excesso, há um volume grande de texto, apenas com o intuito de “enrolar” quem lê e repetir muitas vezes uma palavra ou frase-chave.

Não consegue prender a atenção 

Se alguém começa uma leitura de um conteúdo sem identidade, tem a sensação de que está sendo enganado e logo abandona a leitura, é como se aquele texto nunca chegasse ao objetivo que propõe, se o título diz que a pessoa aprenderá a formatar um trabalho acadêmico, por exemplo, não há absolutamente nenhuma orientação prática no conteúdo, apenas enrolação e, no final, o produto e serviço anunciado.

Foco apenas na venda de produto/serviço 

O principal foco de um conteúdo sem identidade é vender, mas estranhamente não se utiliza de nenhuma estrutura ou linguagem que aproxime o leitor da marca, para que possa ser despertado para uma compra.

O que as pessoas buscam são conteúdos que se assemelhem a um “conselho” de amigo, ou seja, desejam conteúdos envolventes, aprofundados, não querem ter a sensação de que o texto só tem “iscas” para vender ou “enganar”, aliás, o que as pessoas procuram em um conteúdo é verdade e transparência.

Por Biquara Contents, consultoria de comunicação