Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Saiba o que é preciso para renovar a CNH 

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou apenas carteira de motorista, trata-se de documento que precisa ser renovado com o passar de um determinado tempo, o qual irá depender da faixa etária do condutor. 

Sendo assim, é importante estar atento ao prazo de validade do documento, dado que, após vencida a CNH deve ser renovada pelos condutores dentro de um período de 30 dias. Vale destacar que dirigir com a carteira fora de validade resulta em falta gravíssima resultando em pontos na carteira e multa. 

Lembrando, que regras para renovação do documento passaram por alterações. Sendo assim, é necessário ficar por dentro destas mudanças, visando saber o intervalo de tempo para realizar a atualização da CNH. Confira a seguir: 

A CNH pode ser renovada nas unidades do Detran de cada estado. Em alguns casos, isto também pode ser feito Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), ou outros locais que prestam este serviço, ou através da internet pelo aplicativo Poupatempo. 

Como renovar a CNH sem sair de casa?

A renovação da carteira de motorista pode ser renovada de maneira totalmente online através do aplicativo Poupatempo, disponível para smartphones Android e IOS. Confira o passo a passo deste procedimento: 

  1. Baixe e acesse o app “Poupatempo”; 
  2. Clique em “CNH”;
  3. Vá em “Renovação da CNH”; 
  4. Preencha os campos com suas informações pessoais; 
  5. Confira os dados informados, e conclua clicando em avançar. 

Caso seja necessário alterar informações contidas no documento antigo, será necessário realizar este processo presencialmente, não sendo permitido pelo aplicativo. 

Ademais, será necessário reunir uma determinada documentação para renovar a CNH. Confira: 

Valor da renovação da CNH

 O custo do procedimento de renovação da carteira de motorista irá variar conforme o estado. Tais valores podem ser consultados pelo na página online do Detran. 

Em resumo, os valores costumam estar entre R$ 80 e R$ 150, além de uma provável taxa adicional para o envio do documento pelos correios. 

Sair da versão mobile