Estudos mostram que seis de 10 empresas abertas fecham após o primeiro ano e funcionamento. Essa é uma realidade em um país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e muita burocracia nos negócios.

Pesquisas mostram que as organizações gastam, em média, duas mil horas e aproximadamente R$ 60 bilhões em burocracia fiscal no decorrer no ano. É dinheiro e tempo jogados fora. Isso se deve, principalmente, ao desconhecimento ou a não compreensão das normas fiscais por parte dos empresários, o que faz com que paguem mais impostos que deveriam. O resultado, em longo prazo, muitas vezes, é o fechamento de portas. Os levantamentos ainda mostram que, devido a erros em cálculos e à inadequação tributária, 95% das empresas brasileiras pagam impostos indevidos.

Minimizar esses riscos é o papel da assessoria fiscal e tributária, com a finalidade de ajudar a identificar em qual perfil tributário a empresa se enquadra, evitando, assim, o pagamento de tributos desnecessários. Existem três principais regimes tributários, cada um deles possui regras específicas e, com a ajuda de uma consultoria especializada, é possível escolher qual é o mais vantajoso para a organização. Se uma empresa paga mais tributos do que deveria, sua margem de lucro diminui e o prejuízo aparece. Identificar essa situação é o primeiro passo a ser tomado para, em seguida, se ter uma visão mais ampla na identificação de problemas e no planejamento das soluções.

Além da questão tributária inadequada, muitas vezes, as empresas ficam oneradas devido ao pagamento de multas por atraso na entrega de declarações ou erros. Isso acontece porque as alterações tributárias são constantes, as leis mudam com muita frequência e é preciso estar atento diariamente. É complicado para um gestor administrar tantos detalhes, e poder contar com uma orientação especializada faz muita diferença e evita gastos desnecessários, destaca Dr. Rodrigo Bley, advogado tributarista do escritório Ogusuku & Bley, de Sorocaba (SP). “As empresas perdem muito dinheiro pelo desconhecimento acerca dos tributos incidentes na sua atividade. Isso acaba gerando uma crise financeira devido à má gestão dos recursos. A consultoria especializada traz segurança e tranquilidade em relação à qualidade da gestão, por meio do cumprimento das obrigações legais e dos prazos”, detalha.

A consultoria tributária e fiscal pode – e deve – antecipar e evitar os riscos que a organização possa vir enfrentar, atuando de forma preventiva. Por isso, o ideal é que esteja trabalhando em conjunto com a direção, desde o início da empresa. “Dessa forma, os recursos economizados poderão ser aplicados no desenvolvimento da própria organização, contribuindo para o seu crescimento”, ressalta Dr. Bley.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.ogusukuebley.com.br. O escritório Ogusuku & Bley está localizado na Rua Francisco Neves, 90, Parque Campolim, em Sorocaba (SP).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.