A manutenção predial já deixou de ser simplesmente uma “verificação na estrutura de um prédio”, para se tornar questão de prioridade entre os edifícios que querem se destacar no mercado.

Afinal, fazer manutenções periódicas em um estabelecimento podem trazer diversos benefícios e vantagens, e até mesmo garantir a segurança de todos os colaboradores do edifício.

No entanto, no mesmo momento que a manutenção predial está cada vez mais se tornando importante, há diversos obstáculos que impedem que os donos de prédios, apartamentos e edifícios no geral realizam esses processos com facilidade.

Uma das causas que impedem é o custo das manutenções que, muita das vezes, acaba sendo maior do que o esperado.

Outros impedimentos são o prazo da manutenção, que pode acabar demandando muito tempo e fazendo com que as pessoas do edifício não tenham produtividade ou não possam andar por todos os espaços.

É por essa razão que a melhor alternativa, se você quer fazer uma manutenção predial, é ter um planejamento bem detalhado e um cronograma de ações que vá fazer com que seu edifício se valorize ainda mais, e que você mantenha a qualidade dos seus serviços a todos os clientes e empresas.

Quer saber como é possível realizar a sua manutenção predial? Então nesse post nós vamos te explicar todos os detalhes, por isso, não deixe de ler esse conteúdo! Vamos lá?

O que é a manutenção predial?

Basicamente, a manutenção predial se trata de de um conjunto de atividades e ações, com o intuito de preservar e até recuperar a funcionalidade, estrutura e qualidade de um edifício.

Em outras palavras, a manutenção predial se trata de ações para cuidar e preservar o estabelecimento. Afinal de contas, todo investimento deve ser cuidado da melhor forma possível.

No entanto, para que você possa realizar uma manutenção predial, é muito importante entrar em contato com a construtora da obra.

Isso, pois, como regulamenta a NBR 14037 da ABNT, toda construtora deve entregar ao proprietário do edifício um manual de manutenção para auxiliá-los a realizar o processo com a maior segurança e qualidade possível.

A manutenção possui diversas finalidades, como reformular toda estrutura interna do edifício, ou apenas cuidar de coisas mais simples, como introduzir um domus para telhado no último andar do estabelecimento, por exemplo.

Qual a importância da manutenção predial

Que a manutenção predial é indispensável para todas os edifícios, isso já sabemos. No entanto, esse procedimento pode trazer mais resultados do que você imagina! Veja abaixo todas as vantagens de implantar um programa de manutenções periódicas em seu prédio:

Valorização do edifício

É muito comum que, com as manutenções feitas sempre que necessário, o prédio fique muito mais preservado.

No entanto, algumas manutenções, como a introdução de novas tecnologias no prédio ou a inclusão de mecanismos de segurança como um para raio, por exemplo, fazem com que seu edifício seja mais valorizado no mercado!

Valorização da imagem

Quando falamos em valorização, não estamos mencionando apenas o valor monetário, mas sim, tudo de positivo pode se agregar a um edifício, quando o mesmo passa por uma manutenção predial.

E a valorização da imagem do prédio também é mais valorizada. Assim, é possível atrair mais clientes e ser mais reconhecido no mercado, entre outros inúmeros benefícios!

Redução dos custos

Mas, fazer uma manutenção predial acarreta em menos custo para o meu estabelecimento? A resposta é sim! Isso, pois uma manutenção tem como finalidade prevenir possíveis falhas e acidentes.

Ou seja, se as manutenções não fossem realizadas, muito provavelmente seu edifício poderia gastar com correções, multas e outros diversos acontecimentos oriundos da falta da manutenção predial.

Como planejar sua manutenção predial?

Elabore um plano detalhado

O primeiro passo para realizar uma manutenção em seu estabelecimento é identificando todas as necessidades do prédio.

Se seu objetivo é realizar manutenções de ítens como o pergolado de madeira com deck, por exemplo, faça a projeção da estrutura, pesquise os melhores preços do mercado e notifique todas as pessoas necessárias para que elas estejam cientes da reforma.

Além disso, também faça projeções de como o projeto vai ficar finalizado, para que você visualize melhor todos os detalhes da conclusão e tenha mais segurança em realizar o procedimento!

Não perca sua produtividade

Realizar uma manutenção predial é mais complexo do que se imagina, em razão da quantidade de pessoas que frequentam o estabelecimento todos os dias.

Por essa razão, procure sempre os melhores meios de fazer as manutenções prediais nos horários onde se encontra o menor número de pessoas, como de madrugada, por exemplo.

Além disso, se não for possível achar um horário adequado, é importante comunicar todas as pessoas e responsáveis sobre as reformas e qual o seu tempo de duração.

É importante frisarmos que, na maioria das vezes, realizar as manutenções em horário comercial, por exemplo, ainda gera mais resultados do que esperar um dia perfeito para solucionar todos as obrigações.

Crie um cronograma de manutenções periódicas

Como mencionamos, existem diversas manutenções e todas elas são essenciais para garantir a segurança e a qualidade dos serviços de um edifício.

Por essa razão, para ter mais organização nos seus afazeres, crie um cronograma com todas as manutenções e estabeleça um período para suas conclusões.

Assim, você também consegue manter mais controle e planejamento sobre cada uma das manutenções que terá que fazer ao longo de um período!

Monitore todas as manutenções

Além de realizar as manutenções necessárias em seu edifício, também é essencial monitorar e ver se esses procedimentos realmente estão mostrando resultados ou sendo desenvolvidos da forma correta.

O monitoramento é uma das partes mais importantes, pois também garante que o valor investido realmente tenha efeitos positivos na estrutura e, consequentemente, na qualidade dos serviços prediais.

O que você acha de começar a investir em manutenções e se destacar diante o mercado?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!