Confira o passo-a-passo para calcular o tempo que falta para você se aposentar

Você sabia que os segurados do INSS poderão consultar o tempo de contribuição à Previdência Social pela internet? O sistema meu.inss.gov.br  está disponível no site do INSS e permite que os trabalhadores tenham acesso ao extrato de contribuições e ao CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Dessa forma, o cidadão poderá saber quanto tempo falta para se aposentar e já está prestes a cumprir todos os requisitos, sejam eles por idade ou por tempo de contribuição.

Importante dizer que este cálculo não considera atividades especiais desempenhadas.
Para calcular o seu tempo de contribuição, antes de mais nada, é importante que você esteja com suas Carteiras Profissionais e o extrato de contribuição (CNIS) em mãos. Este último documento, aliás, também pode ser obtido através do Portal da Previdência. O portal disponibiliza uma calculadora que simula o tempo de contribuição, bem como todos os dados de toda a vida laboral. O Meu INSS pode ser acessado por meio de computador ou celular. A ferramenta ainda permite fazer agendamento de serviços e realizar consultas da situação do beneficio.

Quais serviços do portal MEU INSS não precisam de senha?

O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.

O que é possível verificar com o Meu INSS?

Com o sistema Meu INSS, o segurado poderá ter acesso online ao seu extrato de contribuições para aposentadoria, de forma simples, rápida e segura.

Como ter acesso ao portal?

Primeiro Passo:

Para consultar o histórico de suas contribuições previdenciárias, é fazer um cadastro online no site do INSS. Na página, será necessário informar;
– o número do CPF
-Nome
– Data de Nascimento
– Nome da Mãe e estado do segurado.

Depois do cadastro concluído, será gerado um código de confirmação. Para validá-lo, será necessário ligar para o número 135 e informar ao atendente o código de confirmação que foi gerado ao fim de seu cadastro. Por medida de segurança, o atendente do INSS irá realizar cinco perguntas sobre benefícios recebidos, recolhimentos junto a Previdência e outros assuntos referente ao cadastro do segurado.

Depois da confirmação pelo tele atendimento, seu cadastro terá sido efetuado de forma correta e você já poderá acessar o sistema do INSS para consultar o extrato de suas contribuições. Para isto entre com seu número de CPF e senha de cadastro. Em seguida, clique sobre o número do NIS correspondente para prosseguir. Será aberta uma nova página com todas as contribuições feitas pelo segurado. Você poderá inclusive imprimir um relatório com várias informações sobre seu cadastro, como Identificação do Filiado, Relações Previdenciárias, nomes das empresas, valores contribuídos dentre outros.

O que fazer se os seus dados não estiverem corretos ou se constar períodos que não foram reconhecidos pelo INSS?

Caso exista algum erro nas contribuições, você poderá agendar um atendimento no INSS para incluir novas contribuições, com o intuito de acrescentar tempo a aposentadoria.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original CONSUPrev

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.