Saiba quem pode se aposentar por idade este ano

Entenda como é a situação de quem atinge a idade mínima para se aposentar em 2021, mediante as alterações da Reforma da Previdência.

0
Designed by @dpphototime / freepik
Designed by @dpphototime / freepik

A aposentadoria por idade, é um dos benefícios mais comumente concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao final da carreira dos trabalhadores brasileiros. Assim sendo, é preciso estar atento às regras deste tipo de aposentadoria que sofreu algumas alterações após a reforma da previdência. 

É preciso entender que a aposentadoria por idade é concedida aos segurados do INSS que já atingiram uma determinada faixa etária. Desta forma, quem começou a trabalhar antes da reforma deve-se possuir 65 anos idade, caso seja um homem, e 60 anos idade caso seja uma mulher. Contudo, quem ingressou no mercado de trabalho após reforma, para o homem continua o mesmo, no entanto, a mulher deve atingir os 62 anos para poder se aposentar por idade. 

Como iremos tratar sobre a possibilidade de se aposentar em 2021, vou me ater aos que iniciaram no mercado de trabalho antes da reforma de 2019.  Nesses casos, aplica-se a seguinte regra de transição: 

  • Para homens: é preciso possuir 65 anos + 15 anos de tempo de contribuição;
  • Para mulheres: é preciso possuir 60 anos + 6 meses por ano, partir de 2020, até atingir 62 anos, que será em 2023, + os 15 anos de contribuição. 
Photo by @olly / freepik
Photo by @olly / freepik

Vale ressaltar, uma regra que não foi alterada pela reforma da previdência, o trabalhador rural tem a faixa etária reduzida para 60 anos, se for homem, e 55 anos, se for mulher. Contudo, a reforma trouxe alterações em relação à carência e tempo de contribuição, o que pode trazer alterações para algumas categorias de segurado. 

Sendo assim, vale ressaltar, a importância do acompanhamento de um profissional especializado, ou seja, um advogado previdenciário para lhe auxiliar nas questões que envolvem o seu caso. 

Valor da aposentadoria por idade?

Caso a aposentadoria seja concedida ao segurado, o valor será calculado da seguinte forma: 

  • Primeiramente será realizada uma média de todos os salários de contribuição realizados a partir de julho de 1994, até a presente data de pedido da aposentadoria; 
  • Após isso, aplica-se o percentual de 60% do valor alcançado na média; 
  • Por fim, soma-se 2%,  a cada ano que ultrapassar 20 anos de contribuição (para homens) e 15 anos (para mulher). Assim chegando ao valor que será concedido.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.