Proposta Salário mínimo 2022: 3 Benefícios poderão ser ajustados.

0

Ano que vem  o salário mínimo será reajustado e com isso já adiantamos que o INSS, PIS/Pasep e seguro-desemprego mudarão seus valores.  No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. 

Salário mínimo

A proposta do governo para o congresso nacional foi reajustada em 4,3%. Este aumento não será tão grande assim, atualmente o valor é de  R $1.100 para R $1.147.

Estimativa 

Para ocorrer este valor, é usado como base a inflação do ano anterior, a estimativa é que a  projeção  do índice nacional de preços ao consumidor é que a inflação continue em 4,3% em 2021.

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock
Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Consequências da pandemia 

Com este cenário que estamos vivendo em decorrência a pandemia, a economia e a crise sanitária, poderá ter um aumento na inflação, consequência disto é o aumento de alimentos e outros produtos.

Aposentadoria do INSS 2022

Cerca de 65% dos cidadãos brasileiros que contribuem para a previdência social, recebem o valor de um salário mínimo, logo com o reajuste esses cidadãos também sofreram reajuste. 

Teto do INSS

O valor atualmente é de R $6.433, passando para R $6.624,  logo o limite a ser levado à justiça também será maior.

Abono Salarial 

Para o abono salarial do PIS/Pasep, os funcionários recebem por ano um salário mínimo, este também sofrerá um reajuste no ano que vem, 2022. Logo se o valor do salário mínimo for R $ 1.147 , o abono também corresponderá a este valor.

Seguro desemprego 2022

O seguro-desemprego é feito sob a média salarial do funcionário, só tem direito o trabalhador que foi desligado da empresa sem justa causa. 

Nestes dois últimos grupos que citei são pagos com um salário-mínimo, mas suponho que o Congresso Nacional apoia a proposta do novo piso nacional, receberá em 2022, e R $1.147, em outros casos, no momento o limite é de R $1.813,03.

Por Laís Oliveira.