Santa Catarina recebe o projeto Abraçando o Controle Social

0
135

Iniciativa do Sistema CFC/CRCs destaca importância dos mecanismos de controle social para o aperfeiçoamento de sistemas de transparência e fiscalização na Gestão Pública

Na terça-feira da próxima semana, 26 de março, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), vai promover o lançamento regional do projeto “Abraçando o Controle Social”. O evento será realizado das 9h às 12h30, na sede do CRCSC, em Florianópolis.

Considerado uma das principais iniciativas da classe contábil, o projeto “Abraçando o Controle Social” visa conscientizar profissionais da Contabilidade e gestores de organizações governamentais, acerca da importância dos mecanismos de controle social, disponibilizados pelo Governo Federal, para o aperfeiçoamento dos sistemas de controle, transparência e fiscalização da Administração Pública.

Para o presidente do CFC, Zulmir Breda, o controle social tem papel importante em uma Gestão Pública mais efetiva e justa. “Precisamos nos unir para que a fiscalização da administração seja cada vez mais assertiva, trazendo mais transparência sobre os recursos”, afirma, ressaltando o propósito do Projeto. “O profissional da Contabilidade tem muito a contribuir”, pontua.

O presidente do CRCSC, Marcello Seemann, destaca a relação direta entre o controle social e a fiscalização de políticas e programas das esferas governamentais. “O segmento contábil deve incentivar a participação da sociedade no planejamento, acompanhamento, monitoramento e na avaliação das ações da gestão pública, no exercício da democracia e cidadania”, enfatiza.

Durante o evento, serão expostos temas como boas práticas na gestão pública, o papel das ouvidorias como instrumento de proteção aos usuários de serviços públicos e a evolução do controle social no Brasil.

O Projeto conta, ainda, com o apoio, em nível nacional, da Controladoria-Geral da União (CGU); da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); do Observatório Social do Brasil (OSB); do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Sobre o CRCSC

Criado em 1946, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) é o órgão de representação do exercício profissional no Estado, braço do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atualmente, o CRCSC dispõe de oito macrodelegacias e 40 delegacias, contemplando todas as regiões do território catarinense.

A Instituição é composta por 42 conselheiros: 21 titulares e 21 suplentes, sendo 2/3 contadores e 1/3 técnicos em Contabilidade. Conta, ainda, com um Conselho Diretor e as câmaras de Registro, Fiscalização, Ética, Controle Interno, Desenvolvimento Profissional, Técnica e Relações Institucionais, além de vários setores voltados ao atendimento do profissionais da Contabilidade de Santa Catarina.

O CRCSC tem como atribuições básicas: registrar, fiscalizar, orientar e disciplinar, técnica e eticamente, o exercício da profissão contábil em todo o território catarinense.

Serviço

Lançamento Regional do Projeto “Abraçando o Controle Social” em Santa Catarina

Data: 26 de março de 2019

Horário: 9h às 12h30

Local: Auditório do CRCSC – Rua Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900 – Centro | Florianópolis (SC)

Inscrições: www.cfc.org.br/eventos