Saque-aniversário: Saiba como antecipar parcelas do FGTS

0

A Caixa Econômica Federal disponibilizou uma nova possibilidade para que os trabalhadores tenham acesso aos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A opção se trata de uma antecipação e ficou conhecida como saque-aniversário.

O serviço entrou em vigor em 2020 e, até meados de setembro, a Caixa informou que foram realizadas pelo menos 760 mil antecipações.

Para o serviço, podem ser adiantadas até três parcelas, sendo que o valor mínimo de contratação é de R$2 mil.  

Cabe ressaltar, que a taxa de juros dessa opção de empréstimo é de 0,99% a. m e 12,54% ao ano, sendo atualmente, um dos empréstimos mais atrativos para pessoa física.

Além da Caixa Econômica Federal, outra instituição financeira que também liberou o serviço é o Banco do Brasil. 

Para tirar dúvidas sobre como funciona a modalidade de empréstimo, preparamos algumas orientações para aqueles que tenham interesse em sacar seus valores ainda este ano. 

Como pedir a antecipação?

É preciso ser maior de 18 anos ou emancipado; possuir conta poupança ou corrente na Caixa e estar com o CPF regular.

Desta forma, o trabalhador pode solicitar a retirada uma vez ao ano – na época de seu mês de nascimento, conforme a renda disponível em conta.

Além disso, o trabalhador não precisa ir até uma agência para fazer a solicitação: cumprindo esses critérios, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal através do Internet Banking e escolher a modalidade de recebimento “Antecipação Saque Aniversário”. 

Também é preciso informar quando quer receber os valores, sendo o dia 1º ou 10º do mês.

Diante do valor do saldo, o sistema permite fazer uma simulação de quanto irá receber por meio da antecipação em 2020.

De acordo com a Caixa, a base de cálculo que o solicitante irá receber, será feita com o acréscimo de juros e atualizações até o dia escolhido.

Dentre as principais vantagens do serviço, está a liberação rápida do dinheiro e sem a burocracia dos empréstimos. 

Prós e Contras  

O trabalhador deve estar ciente de que, ao fazer o saque aniversário, irá perder o direito à receber o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mas a multa recicósia de 40% sobre o valor depositado  pelo empregador continua valendo.

Para voltar ao processo original de recebimento do Fundo, será necessário aguardar uma carência de dois anos. 

FGTS

Por outro lado, a principal desvantagem de deixar o dinheiro no FGTS, é o baixo rendimento de 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR) que atualmente está zerada.

Desta forma, cabe ao trabalhador analisar sua necessidade diante do pagamento de dívidas, gastos necessários com orçamento doméstico ou a realização de investimentos financeiros.

O empréstimo a partir de 2021, estará disponível por três meses, podendo ser solicitado desde o primeiro dia útil do mês de aniversário. 

Como posso consultar meu saldo?

  • Para saber os valores disponíveis na sua conta, é preciso acessar o site da Caixa ou aplicativo FGTS. No site, é preciso informar o número do NIS (Número de Identificação Social) também chamado de NIT, ou CPF e cadastrar uma senha. Após isso, o trabalhador deve ler o regulamento e aceitar, preenchendo todos os campos necessários com seus dados pessoais. Após a confirmação, será direcionado para a tela de login novamente; 
  • No aplicativo FGTS, é preciso baixar o app, selecionar a opção “cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados. Depois, também será necessário o cadastro de uma senha. Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e a senha cadastrada;
  • Também aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional. Após responder essas perguntas,é preciso aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar.

Os trabalhadores que não possuem acesso ao site ou aplicativo, podem ligar para o número 0800 726 0101 ou, se preferir, ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, observando todos os protocolos sanitários devido à covid-19, principalmente o uso de máscaras. 

Para clientes do Banco do Brasil, a contratação pode ser feita pelo aplicativo BB na aba empréstimos.

Basta solicitar a antecipação dos créditos por meio do “CDC FGTS Saque Aniversário”.

A contratação também pode ser solicitada na Central de Atendimento por meio dos telefones 0800 729 4177 ou 4003 4117 e nas agências.

A liberação do valor será feita em conta corrente após a reserva de saldo na conta do FGTS. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por: Samara Arruda