Saque emergencial do FGTS 2021: As datas já estão disponíveis?

0

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado em 2020 para beneficiar os trabalhadores regidos pela CLT, na tentativa de diminuir o impacto da Covid 19 na economia.

FGTS

Só tinham direito ao saque quem possuía saldo nas contas ativas (empregos atuais) ou inativas (empregos anteriores) do FGTS. Somente em 2020, foram 60 milhões de brasileiros beneficiados pelo benefício. Sendo injetado R$ 37 bilhões na economia no ano passado.

Atualmente, os trabalhadores estão querendo saber se haverá uma nova rodada do saque emergencial em 2021.

Saque emergencial do FGTS para 2021

Existe a oportunidade do saque emergencial ser liberado também neste ano. Porém, não há nenhuma movimentação por parte do governo que isso irá acontecer.

Em 2021 já foram liberados o auxílio emergencial, BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), antecipação do 13.º salário do INSS, deixando o saque emergencial do FGTS sem evidência.

O medo do governo para liberar o saque emergencial do FGTS está relacionado ao comprometimento da sustentabilidade do fundo. Isso porque, conforme a legislação, o governo pode utilizar o saldo do fundo para custear obras em diversos setores, como habitação, saneamento, dentre outras.

Uma nova liberação do saque emergencial do FGTS pode comprometer a “vida” do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, tanto para os trabalhadores como para o governo. É possível que o governo não adote a medida para os próximos meses.

Por isso é bom o trabalhador não ficar muito animado, pensando que haverá uma nova rodada do Saque Emergencial do FGTS. E ficar atento apenas, na movimentação do governo em relação à medida.

Edição por Jorge Roberto Wrigt – jornalista do Jornal Contábil