Saque Emergencial do FGTS será liberado em 2021?

0

Liberado o FGTS Emergencial? Muitos leitores estão se perguntando se já está valendo uma nova rodada do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Na matéria vamos explicar o desenrolar do benefício para 2021. Continue lendo!

Saque emergencial do FGTS

Fonte: Google
Fonte: Google

Bom, vamos lembrar que o saque emergencial do FGTS foi liberado no ano passado pelo governo federal para todo o trabalhador que possuía saldo disponível nas contas ativas e inativas do fundo. O valor liberado foi um salário mínimo, que em 2020, estava em R$ 1.045.

O saque foi liberado pela Medida Provisória (MP) n° 946 no dia 7 de abril de 2020 pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Assim, os trabalhadores com saldo vinculado ao FGTS pudessem resgatar até um salário mínimo com calendário disponível para saque entre junho e dezembro.

Vai ter o saque emergencial em 2021?

Não existe nada oficial ainda, e está sendo debatido pelo governo a antecipação do saque emergencial do FGTS, através do desenvolvimento de um plano de contingência para uma eventual segunda onda da pandemia, que de fato acabou ocorrendo.

Existe uma expectativa, que o governo fará novamente a liberação do auxílio até o final de junho de 2021 e siga os mesmos parâmetros anteriores, permitindo a retirada de até um salário mínimo (atualmente R$ 1.100), seguindo um calendário definido pelo aniversário.

Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal responsável pelo FGTS, informa que ainda não há nenhuma previsão sobre a liberação da medida, o que deixa claro, que isso poderá acontecer a qualquer momento, e o saque seja permitido.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil