Score de crédito: Como acompanhar e motivos para diminuir ou elevar a pontuação

Entenda as razões para poder ter maior crédito no mercado.

Passar por um período de sufoco econômico é super normal na vida do brasileiro. Contrair dívidas não é uma novidade, ainda mais em tempos de recessão e pandemia. Porém isso pode afetar o seu score de crédito.

O score de crédito é uma pontuação que determina o seu comprometimento com o mercado de crédito. Através dele, é possível avaliar as principais informações no seu histórico financeiro e garantir aos detentores de linhas de créditos se você pode ser considerado um bom pagador ou não.

Descobrir as razões que levaram a baixar a sua pontuação pode ser uma tarefa bem complicada, mas não impossível, se você tiver sempre as informações corretas e precisas.

Resumidamente, o primeiro passo é ter controle sobre a sua vida financeira e saber quais decisões são capazes de impactar negativamente na sua pontuação.

Uma vez que você tem o controle da situação, adotar bons hábitos de pagamento e um acompanhamento nas plataformas de monitoramento costumam fazer o seu score subir significativamente.

Por que o score diminuiu?

Há vários motivos, contudo para entender a razão do porque o score baixou, você deve revisitar seus últimos hábitos financeiros e buscar por algumas dessas práticas abaixo.

  • Ficou com o nome contestado?
  • Atrasou muitas contas?
  • Realizou muitas compras a prazo?
  • Tentou financiamentos e linhas de créditos em muitos lugares?
  • Omitiu algum dado na atualização cadastral?
  • Reduziu drasticamente a movimentação bancária?
  • Participou de financiamento de terceiros?

Geralmente estes ítens listados acima comprometem o pagamento de novas contas. Dessa forma, por mais que você sempre pague todos os seus débitos ao fim de cada mês, o motivo do porque o score baixou pode estar ligado com a sua demonstração financeira.

Neste caso, a melhor forma para descobrir como aumentar o score é a partir de hábitos que levem as empresas financeiras a confiarem em seu perfil. Assim, a pontuação pode ser elevada gradualmente.

Como aumentar o score?

Assim como uma moeda, o score tem também hábitos que podem elevar sua pontuação. Afinal, um bom planejamento é sempre bem vindo. Vamos dar algumas dicas para aumentar seu score.

Primeiro de tudo, não comprometa seus ganhos com mais de 80% em dívidas. Anote os gastos com cartão de crédito e boletos de pagamento. Deixe sempre uma reserva para emergências e pague suas contas em dia. 

Acompanhe mensalmente as plataformas de crédito a fim de verificar se suas atitudes estão rendendo frutos. Serasa, SPC e Boa Vista são as mais acessadas e são gratuitas. 

Ao acompanhar, você saberá se seu nome está limpo. Dessa forma, além de aumentar o score você ainda conseguirá linhas de crédito.

E, por fim, caso você more de aluguel coloque as contas de água, luz e gás no seu nome. Dessa forma não dependerá de terceiros que podem sujar seu nome e, dessa forma, baixar seu score.

Essas são atitudes práticas e bem simples que vão contribuir em muito para a sua saúde financeira. 

Por: Ana Luzia Rodrigues

Comentários estão fechados.