Secretário do MEC fará palestra a respeito da reforma curricular do curso de Ciências Contábeis em evento do CFC

Conexão Contábil Nordeste acontecerá nos dias 11 e 12 de maio e será uma oportunidade para os profissionais da contabilidade proporem alterações nas diretrizes curriculares

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Souza, fará a palestra de abertura do Conexão Contábil, edição Nordeste. O tema abordado será a proposta de alteração da Resolução CNE/CES n.° 10, de 16 de dezembro de 2004. O documento institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O evento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e acontece nos dias 11 e 12 de maio, em Teresina (PI).

Em reunião realizada com o Conselho em abril, o secretário do MEC ressaltou os benefícios da revisão das diretrizes curriculares dos cursos de ensino superior. “Eu acho que é importante que as diretrizes curriculares dos cursos sejam periodicamente revisadas e atualizadas para atender à necessidade do mercado de trabalho. Afinal de contas, o que é proporcionado pelo ensino visa capacitar, da melhor forma possível, o estudante para que ele se torne um profissional que atenda às necessidades do mundo do trabalho e o mundo do trabalho, que, como nós temos visto, tem mudado a cada dia”, falou.

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), que trabalham ativamente na iniciativa da reforma curricular, serão os debatedores do tema. O CFC vem coordenando e liderando o projeto de mudanças nas diretrizes curriculares, por meio de sua Comissão Nacional de Educação Contábil. Ainda em 2021, a autarquia iniciou os trabalhos para a construção de uma minuta para ser apresentada ao MEC em 2022. A primeira ação da autarquia foi comunicar o início do trabalho da reformulação da resolução a Instituições de Ensino Superior, coordenadores e professores do curso de Ciências Contábeis. Nessa etapa, foram solicitadas sugestões que pudessem contribuir com a edição do documento.

O próximo passo foi a convocação dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para que discutissem em suas jurisdições o tema. Dessa forma, a minuta receberia contribuições de todo o país. Outra iniciativa foi a realização de uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis e outra com os presidentes dos CRCs.

Audiência pública

A minuta desenvolvida a partir dessas discussões entrou em audiência pública no dia 2 de maio de 2022. O documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil e poderá receber comentários até o dia 31 de maio. O CFC espera receber colaborações de profissionais, acadêmicos e estudantes de todo o território nacional.

Conexão Contábil

O Conexão Contábil Nordeste será uma oportunidade de os profissionais da contabilidade proporem alterações nas diretrizes curriculares, já que, na agenda do evento, vão ocorrer discussões sobre o assunto. O Conexão Contábil é uma série de eventos regionalizados, promovidos de forma híbrida, gratuitamente, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltado para a capacitação dos profissionais da contabilidade.

As inscrições ainda estão abertas. Os interessados em participar do encontro, de forma presencial ou a distância, devem se inscrever no site do CFC, através do link https://www1.cfc.org.br/sisweb/SGEWebSgi/View/User/login.aspx. As vagas são limitadas para a participação presencial.

Comentários estão fechados.