Segunda Parcela do Auxílio Emergencial ainda tem calendário indefinido

0

Embora esteja alegando não possuir recursos para o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial e que precisa pedir um crédito suplementar, o governo ainda não decidiu quando irá divulgar o calendário da segunda parcela.

A Caixa Econômica Federal (CEF) alega que espera uma decisão do Ministério da Cidadania para começar a pagar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Segundo a instituição, ainda estão esperando uma liberação de recursos orçamentários e de um novo calendário por parte do ministério. No entanto, o foco atual será no pagamento da primeira parcela que ainda está em andamento.

Na verdade, o Auxílio Emergencial tem três calendários:

Bolsa Família, Cadastro Único para quem não recebe o Bolsa Família e mulheres chefe de família, e o terceiro para quem se inscreveu para receber o Auxílio Emergencial através do aplicativo ou do site do programa.

Ainda mais, que muitos brasileiros não conseguiram se quer receber a primeira parcela. Então antes de pensar na segunda parcela, o banco tem que pagar essas pessoas que estão a espera do auxílio. Muitos deles ainda estão com a solicitação em análise.

Calendário em andamento

Trabalhadores inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família:

A primeira parcela foi paga a partir do dia 9 de abril para quem não tem conta no Banco do Brasil ou Poupança na Caixa, e no dia 14 de abril foi para quem não tem conta nesses bancos.

Para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal, está sendo abertas contas digitais gratuitas, onde será permitido aos beneficiários fazerem pagamentos de contas de consumo e que também possam fazer transferência do dinheiro para uma outra conta bancária.

O saque em dinheiro para estas contas irá seguir uma liberação de forma escalonada, que começou no dia 27 de abril, nos canais de autoatendimento e nas lotéricas, sem precisar de cartão. Confira o calendário:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Para realizar o saque, você precisará entrar em sua conta poupança digital, usando o aplicativo Caixa Tem e solicitar o saque do valor desejado. Será gerado para você um código autorizador para que possa sacar o dinheiro no caixa eletrônico ou casas lotéricas.

Saiba como usar a conta digital

A conta digital será aberta para os beneficiários que não possuem outra conta bancária do tipo poupança. A movimentação desta conta será através do aplicativo Caixa Tem.

Endereço eletrônico para abrir uma conta digital:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.tem&hl=pt_BR