Segurado do INSS que não marcar prova de vida pode ter benefício suspenso

0

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como aposentados e pensionistas, devem fazer prova de vida, recadastrando suas senhas na agência bancária em que recebem o benefício previdenciário.

Segundo o INSS, quando houver o retorno da rotina de bloqueio, suspensão e cessação de pagamentos por falta de realização de prova de vida, a exigência ocorrerá de forma gradual, visando evitar uma corrida de beneficiários aos bancos e tumulto nas agências.

Entretanto, a exigência do exame está suspensa desde março e foi prorrogada para retornar em dezembro. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus.

Existe uma forma de realizar a comprovação de vida, através das redes bancárias. Na agência que você recebe o benéficio, será possível realizar agora o recadastramento das senhas. Quando houve a suspensão, os bancos continuaram fazendo a prova de vida.

Saiba os horários dos bancos que será possível realizar a prova de vida:

Banco do Brasil

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

As agências estão atendendo das 10h às 15h. A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que oferecem biometria;
Caixa Econômica Federal: entre às 8h e às 13h. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região e dia de pagamento do auxílio emergencial.

Itaú Unibanco

O atendimento do Itaú está sendo das 9h às 10h, exclusivamente para aposentados, pensionistas e grupos de risco do coronavírus. Também renova automaticamente por meio de biometria cadastrada.

Bradesco

O banco informa que quem possui biometria poderá efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. Agências estão abrindo das 10 às 14h. Para atender aposentados e pessoas com deficiência, abrem, no mínimo, uma hora antes. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região.

Santander

Agências do Santander estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h. O segurado pode fazer por meio de agência, com ajuda do gerente, ou no autoatendimento.

Documentos necessários

Você deverá levar documento oficial com foto (identidade), para renovar a senha;
Alguns bancos permitem que a comprovação seja feita via caixas eletrônicos, pelo internet banking, entre outros canais.

Atenção

O beneficiário que não fizer a prova de vida terá o seu benefício suspenso. Não fazendo a reativação, poderá ter o pagamento cancelado.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil