Segurança digital para a classe contábil

Para esclarecer algumas dúvidas sobre Segurança Digital para a classe contábil o Jornal Contábil entrevistou o Marco Zanini, especialista em segurança para identidade digital e criptografia da DINAMO Networks.

  • Quais os benefícios que a tecnologia traz a favor dos escritórios contábeis atualmente?

A transformação digital chegou para ficar nos escritórios de contabilidade. É um processo irreversível de substituição do papel para o mundo digital. O dia a dia do contador é muito corrido e na maioria das vezes, ele utiliza e administra diversos tokens e Smartcard com os certificados digitais de seus clientes, para entrega de documentação contábil e fiscal. Para facilitar o gerenciamento seguros dessas identidades digitais, a DINAMO desenvolveu o DINAMO Pocket. Um mini cofre digital, ou, dispositivo portátil para a gestão de até 200 certificados digitais. Esta solução é destinada a micro, pequenas e médias empresas. O DINAMO Pocket é um avanço tecnológico que garante a segurança da identidade digital dos clientes atendidos, eliminando a movimentação de tokens e Smartcard. A solução permite rastreabilidade de acessos, acesso via rede de qualquer lugar e o backup de certificados digitais.

  • Qual a importância de garantir a segurança da informação no escritório de contabilidade?

A Certificação Digital é o que há de mais seguro para identificação no mundo virtual. Ela foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade em papel, mas é eletrônica e garante a identidade das partes envolvidas.

O Certificado Digital existe para facilitar e evitar que se perca tempo fazendo presencialmente muitas coisas que podem ser resolvidas digitalmente. Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.

  • As principais atividades que podem ser seguradas por um Certificado Digital são:
  1. Assinatura e envio documentos pela internet;
  2. Realização de transações bancárias;
  3. Envio de declarações da sua empresa;
  4. Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  5. Realização de transações bancárias;
  6. “Login” em ambientes virtuais com segurança;
  • Quais são os principais benefícios?
  1. Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  2. Praticidade;
  3. Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;
  4. Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.
  • Por que segurança para os certificados digitais é tão importante?

O certificado digital ICP-Brasil é a única tecnologia que permite a assinatura digital e tem plena validade jurídica, contribuindo também para a mitigação de fraudes e o combate à corrupção. A questão é que se alguém utilizar o seu certificado de maneira fraudulenta ou indevida, você responderá legalmente pela ação. Daí a necessidade de manter os certificados digitais armazenados de maneira segura e com o controle de acesso.

  • Quais os cuidados necessários para manter as informações dos clientes protegidas?

Hoje os Cofres Digitais, ou, appliances de segurança (HSMs), são os mais recomendados pelos especialistas para a guarda dos Certificados Digitais e também para aplicações de criptografia. Com a proximidade da Lei de Proteção de Dados – LGPD, que entrará em vigor em agosto de 2020, os cofres digitais garantem solução efetiva de confidencialidade, integridade e proteção de informações de todas as partes envolvidas.

  • Quais as melhores ferramentas utilizadas para garantir a segurança?

A tecnologia já está bastante avançada para auxiliar o setor contábil na gestão e segurança de certificados digitais. Entre as ferramentas, as que mais estão otimizando os processos do setor são:  o DINAMO Pocket, que substitui o uso de tokens e smartcards, permitindo o armazenamento de até 200 certificados em um mesmo hardware. Além disto, possui backup na nuvem e permite múltiplos acessos de forma rápida e segura, via rede. O dispositivo foi idealizado para micro, pequenas e médias companhias.

Para companhias maiores, o HSM DINAMO consegue gerenciar e armazenar as senhas criptográficas usadas para validar o certificado digital. A solução foi criada para companhias que movimentam alto volume de certificados digitais. Os serviços são oferecidos via rede. Sua função principal é ser um repositório seguro para chaves criptográficas. Além disso, é também um provedor de serviços criptográficos, como assinatura digital, geração de chaves e autenticação, entre outros.

O DINAMO é um appliance desenhado para oferecer proteção no armazenamento de chaves de acordo com padrões internacionais. É certificado pelo INMETRO e aderente aos padrões de mercado, para garantir interoperabilidade e facilidade de integração.

  • A segurança digital ajuda a combater as fraudes processuais?

Podemos traduzir a segurança digital como um conjunto de ferramentas, técnicas e metodologias que, quando corretamente aplicadas, aumentam a proteção e integridade dos dados. Se temos os acessos dos certificados digitais rastreados, nas operações diárias, por exemplo, podemos realizar o gerenciamento das atividades e garantir maior nível de segurança.  Dessa forma, a segurança digital bem aplicada não só combate, como contribui também para a aplicação de sentenças corretas.

  • Documento eletrônico possui validade jurídica?

Como dissemos anteriormente, o certificado digital ICP-Brasil é a única tecnologia que permite a assinatura digital e tem plena validade jurídica. É importantíssimo lembrar que, caso uma pessoa empreste ou detém o token para validar um documento  em nome de outra pessoa, quem será responsabilizado será o portador do token, ou seja, a pessoa cujo registro foi feito em seu nome.