O Seis Sigma tem recebido cada vez mais atenção e procura no mercado, por ser uma metodologia que potencializa os resultados da empresa, levando algumas das maiores organizações do mundo a chegar onde chegaram.

Mas você sabe quais são os benefícios reais que o Seis Sigma traz para uma empresa?

Se você pensou muito para responder ou a sua resposta foi “não”, fique tranquilo, neste artigo irei te explicar em detalhes sobre cada etapa do método DMAIC utilizado no Seis Sigma e quais são os reais benefícios que essa metodologia irá trazer para a sua empresa.

Está empolgado para iniciar essa imersão de conhecimento? Então vem comigo!

Conheça cada etapa do DMAIC

Como eu disse anteriormente, o Seis Sigma faz uso do método DMAIC, que é um passo a passo ou até mesmo um algoritmo iterativo, que busca otimizar algum processo.

A construção da palavra DMAIC vêm das iniciais de cada uma de suas etapas, que são:

  • Definir;
  • Mensurar;
  • Analisar;
  • Implementar melhorias;
  • Controlar.

Na primeira etapa, define-se o que se espera do projeto em questão.

Na segunda, deve-se mensurar informações e dados da empresa colhidos no atual momento.

Na terceira etapa, é feita a análise dos dados para o conhecimento do comportamento atual, estuda-se ainda as causas raízes que afetam diretamente no processo.

Na quarta etapa devemos propor, priorizar, testar e executar as soluções para o problema.

Na quinta e última etapa, temos algo semelhante à um sistema retroalimentado de controle, isto é, a partir dos resultados obtidos com as melhorias estudadas e realizadas durante o processo, deve-se voltar a primeira etapa e ajustar a definição do objetivo, de forma que o próximo resultado seja sempre melhor do que o anterior.

Por isso chamamos esse processo de algoritmo iterativo, ele será usado para otimizar e alcançar a excelência em qualquer processo, para diversos tipos de produtos.

Benefícios do Seis Sigma

1. Aumento da qualidade do seu produto

A metodologia Seis Sigma propõe uma mudança estratégica na forma de avaliar a qualidade do seu produto.

E se ao invés de fazer a inspeção tradicional, ao final da produção, atuarmos inspecionando todo o processo. Uma boa ideia, não é?

Essa mudança de foco, da análise de qualidade somente do produto para a qualidade do processo, tem como frutos a diminuição de retrabalhos e sucatas e o aumento direto da qualidade do produto por completo.

Para realizar esta análise constante da qualidade do processo, o Seis Sigma faz uso de ferramentas como o FMEA, o Diagrama de Dispersão, a Regressão Linear e o Teste de Hipóteses.

Desta maneira o método busca sempre o nível de desempenho Seis Sigma, ou seja, no máximo 3,4 defeitos ou falhas a cada milhão de oportunidades.

2. Aumento da satisfação do cliente e da lucratividade da empresa

Ao otimizar os processos como foi visto no item acima, a qualidade dos produtos é, por consequência, muito elevada. Isso por si só tende a elevar também a satisfação do cliente.

Porém, além deste efeito natural, com a otimização dos processos, observamos claro aumento no fluxo de caixa da empresa. Isso decorre da redução dos custos com retrabalhos e sucatas.

Visto isso, sobra mais dinheiro para que a empresa possa reinvestir nos seus processos e no próprio produto, o que tende a deixar o cliente ainda mais satisfeito.

Com isso, podemos perceber que os efeitos da otimização dos processos propostos pelo Seis Sigma são como uma bola de neve trabalhando a favor da empresa.

3. Redução de custos e desperdício de recursos

Ao realizar o procedimento proposto pelo método, analisando todo o processo produtivo, torna-se possível a identificação de erros e falhas mais próximo da ocorrência dos mesmos.

Desta forma, se evita que peças seguintes sejam danificadas em decorrência do defeito das primeiras, e impede-se também, que sejam desperdiçadas unidas a sucatas, causando a perda total daquele produto.

Assim fica claro que o procedimento promove a diminuição do desperdício de recursos e de tempo, reduzindo assim os custos da empresa.

4. Padronização de processos e otimização do tempo de entrega

Ao atingir um processo otimizado, a produtividade da empresa aumenta, torna-se mais flexível, confiável e adaptável a mudanças. Dessa maneira, o tempo de produção também tende a cair.

Quanto mais otimizado e validado for o seu processo, mais ele ocorrerá de forma padronizada. Afinal, a partir do momento em que ele entrega o melhor rendimento possível, a não ser que haja um grande imprevisto, dificilmente a próxima iteração do DMAIC trará grandes mudanças.

Esta padronização tornará o processo mais previsível e, com base em análises de mercado, torna-se mais simples aplicar o just in time” na sua produção, evitando o acúmulo de produtos em estoque e movimentando o seu fluxo de caixa.

5. Engajamento das equipes de trabalho

Os profissionais certificados em Seis Sigma, de acordo com cada nível da especialização, têm a capacidade de identificar com facilidade, a partir das metas gerais da empresa e das necessidades de seus clientes, qual é o seu próprio dever dentro daquela atividade.

Esta proatividade, unida ao trabalho em equipe e voltada à melhoria contínua dos processos e produtos, têm se mostrado um fator muito positivo para o rendimento de empresas em diversos estudos de casos.

É importante ressaltar que a tomada de decisão e as diretrizes ainda devem ser tarefas dos gestores e diretores de cada área da empresa, porém, os profissionais Seis Sigma desenvolvem a habilidade de traduzir essas exigências e metas, para que possam ser desdobradas e divididas da melhor maneira dentro da empresa.

Sendo assim, espero que você tenha percebido como o Seis Sigma é capaz de trazer ótimos resultados para sua empresa.

Então não perca mais tempo e comece agora um projeto de qualificação dos seus colaboradores para a implantação do Seis Sigma no seu negócio.

Esse post foi escrito pela Voitto, uma empresa que vem cumprindo a missão de capacitar pessoas para um mercado competitivo, através de treinamentos digitais nas áreas de melhoria contínua (Lean Seis Sigma), Softwares de Gestão e Desenvolvimento de Lideranças, além de consultorias que contam com experiência e técnicas de gestão para gerar resultados aos clientes.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Voitto