Seleção de projetos inovadores de digitalização na área de energia

0

Iniciativa promovida pela Eletrobrás/Procel em parceria com FIRJAN seleciona projetos inovadores no Brasil que busquem a digitalização visando melhores resultados em eficiência energética.

A adoção de tais tecnologias em diversos setores vem crescendo no mercado global, e no setor de energia não é diferente.

A partir de seus esforços, a HomeCarbon Energy Solutions é uma das finalistas do desafio Dispositivos e sistemas computacionais para a gestão remota e em tempo real do consumo energético, de iniciativa da Eletrobrás, com o produto Energia das Coisas Buildings, na categoria Serviços e Setor Público.

Foram classificadas para a próxima fase, que será a Etapa 2 – Seleção virtual, as startups ou pequenas empresas que obtiveram as maiores pontuações na etapa de “Avaliação de aderência aos objetivos do edital” em cada um dos Desafios Temáticos, somando 14 projetos aprovados.

O Energia das Coisas (EDC) combina um monitor de energia de baixo custo vinculado a um aplicativo móvel, a fim de prover feedback em tempo real acerca do consumo de energia.

Segundo Rodrigo Lagreca, diretor da HomeCarbon Energy Solutions o produto apresentado possui um impacto positivo para sociedade, garantido o acesso da população ao monitor a custos acessíveis, possibilitando que todas as classes sociais se beneficiem com a solução, e passem a ter um consumo consciente da energia. 

“O Energia das Coisas vem conciliar os interesses do consumidor e das concessionárias, possibilitando o acesso ao consumo e um planejamento do consumidor, não apenas no consumo consciente, mas num planejamento financeiro, reduzindo então os índices de inadimplência”, finaliza Lagreca.