Serrana (SP) observa queda de 95% nos casos de Covid-19 após adultos serem vacinados

Com 45.000 habitantes, Serrana é um oásis saudável no Brasil, que tem o segundo surto mais letal do mundo.

0

Serrana, uma cidade no estado de São Paulo, teve uma queda de 95% nas mortes de Covid-19 depois que concluiu a vacinação de quase todos os adultos, noticiou a TV Globo no domingo.

Com 45 mil habitantes, Serrana é um saudável oásis no Brasil, que tem o segundo surto mais letal do mundo, com mais de 461 mil mortes até agora, e um ritmo de imunização muito lento devido à falta de vacinas.

No início da vacinação, a cidade teve um aumento de casos de COVID, mas a disseminação do vírus foi contida depois que 75% da população foi imunizada, descobriram os cientistas.

Cientistas dividiram a cidade em quatro áreas para tentar entender qual era o limite para conter a propagação do vírus e descobriram que ele foi controlado depois que três áreas receberam a segunda dose.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

O número de casos sintomáticos caiu 80% e as internações 86%. As mortes da Covid-19 caíram 95%, segundo dados do Butantan à TV Globo.

Serrana é cercada por cidades que ainda enfrentam aumento de casos de Covid. Ribeirão Preto, a 15 quilômetros da cidade, passa por um lockdown para tentar conter a propagação da doença.

Um experimento semelhante está em andamento em outra cidade de São Paulo, o estado mais rico do Brasil. A expectativa da cidade de Botucatu é imunizar grande parte de seus 148 mil habitantes com a vacina AstraZeneca.

Conteúdo traduzido da fonte NDTV por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil