A contabilidade é uma área imprescindível em qualquer empresa. Com ela, o empreendedor pode avaliar as ações que estão gerando lucro, identificar os pontos críticos e fazer previsões sobre determinado investimento. No entanto, existem aqueles que não dão a devida importância a esse departamento e acabam negligenciando o aprendizado em relação a alguns termos contábeis.

Compreender a movimentação do seu negócio e os aspectos que poderão torná-lo mais próspero são premissas que todos que têm um empreendimento devem estabelecer. O mercado exige um diferencial competitivo para ser relevante na vida dos consumidores. Logo, conheça bem as suas aplicações e saiba se elas apresentarão um bom retorno.


Nos tópicos abaixo você encontrará um dicionário contábil contendo 7 significados que ajudarão a melhorar sua maneira de gestão empresarial. Confira a seguir e boa leitura!

1. Balanço patrimonial

A contabilidade é uma área que tem como principal objetivo cuidar do patrimônio de uma empresa. Logo, é preciso entender as consequências de suas escolhas, o impacto de cada aquisição, as variações econômicas que podem definir seu sucesso, ressaltando também a importância das avaliações qualitativas e quantitativas. O empreendedor terá um controle sobre essas questões ao fazer um balanço patrimonial.

Este é um dos termos contábeis que trará uma ampla visão da movimentação financeira do seu negócio. Nele estarão todos os bens adquiridos, obrigações tributárias, os informes de pagamentos e se sua marca fez o uso de alguma lei de incentivo fiscal. Tais informações são separadas categoricamente e por meio delas é possível visualizar a evolução obtida durante o período escolhido de análise.

Isso facilita a criação de um planejamento estratégico e traz mais segurança para a vida do empresário. Afinal, conhecer todas as arestas do seu empreendimento, concederá grandes oportunidades financeiras. Em suma, fale com seu contador e tenha acesso a esse relatório obrigatório que fará a diferença na sua rotina comercial.

2. Demonstração de resultado do exercício

Também conhecida pela sigla DRE, este é um dos termos contábeis que apresenta a mesma importância que o tópico anterior. Nele há uma série de informações relacionadas aos lucros e perdas resultantes de todos os custos, despesas e receitas que foram geradas na empresa. Ela é obrigatória, assim como o balanço patrimonial, e é de extrema relevância para os stakeholders.

Estarão contidos neste documento os dados dos serviços que a companhia dispõe, abatimentos, impostos e o quantitativo das vendas que foram feitas apresentadas em valor bruto. Ele antecede a declaração de imposto de renda e, se bem usada, pode trazer mais rentabilidade nas atividades comerciais dos vendedores que fazem parte do seu time.


3. Custo fixo

Eis um termo do dicionário contábil que muitos já devem ter visto. Ele corresponde ao total dos gastos imutáveis do seu empreendimento: conta de água, luz, telefone, internet, aluguel (caso sua empresa não tenha uma sede própria), os salários dos seus funcionários, entre outros. Ou seja, todos os recursos e materiais que permitem que sua marca realize diariamente suas atividades.

4. Custo variável

São aqueles custos que apresentam variações em seus gastos devido ao número necessário para atingir uma demanda que foi estabelecida. Logo, é preciso adquirir novos materiais, insumos e descontar na folha de pagamento as horas extras feitas pelos seus colaboradores. Eventos assim geralmente acontecem em períodos sazonais, quando aumenta a procura pelos produtos oferecidos, ou em outras ocasiões relacionadas ao nível de produção.

5. Fluxo de caixa

Trazendo uma previsão em relação a todas as entradas e saídas da rotina financeira, o fluxo de caixaé o documento que dispõe de informações relacionadas a compras de matéria-prima, contas obrigatórias da empresa, entrada de capital e os informes sobre o pagamento dos salários dos colaboradores, que fazem parte de todos os departamentos da sua marca.

Em gestão de projetos ele é usado no monitoramento de custos, relatando qual a atual quantia disponível e quais gastos foram precisos ao se dedicar a ofertar um resultado único ao cliente. Em suma, uma boa forma de ter controle das atividades financeiras para poder fazer uma projeção do quanto terá acessível no futuro.

6. Ativo

Essa palavra contida no dicionário contábil é caracterizada por todas as vantagens financeiras que uma empresa tem: contas a receber, tributos de renda fixa, aluguéis de imóveis que são de sua propriedade, máquinas, equipamentos e demais meios que trarão um retorno financeiro a longo prazo. Esses custos são fáceis de serem medidos pelo empreendedor.

7. Passivo

Este termo é totalmente o oposto do tópico anterior: dívidas, contas a pagar, obrigações físicas e jurídicas que a empresa precisa prestar e conservar na regularização da sua situação enquanto prestadora de serviços. É importante que o empreendedor esteja atento ao pagamento de todas elas e mantenha uma boa análise financeira. Afinal, é preciso se prevenir e passar uma imagem de confiança para seus clientes.

Independentemente se você é dono de uma empresa pequena ou é um MEI, a contabilidade é de extrema importância para o futuro do seu negócio. Apesar de o microempreendedor não ser obrigado a ter um escritório contábil, ter um profissional da área ajuda no comprometimento de tarefas em que ele já conhece e já sabe como proceder em todas elas.

É preciso ressignificar a proposta de tal função: ela não é um departamento que só estará presente em empresas multinacionais. É seguro dizer que toda marca que deseja ter relevância no mercado precisa conhecer o cotidiano das suas atividades e estar por dentro de certas palavras contidas no dicionário contábil.

Como você percebeu ao ler este artigo, existem muitos termos contábeis que revelam informações importantes sobre o andamento da sua empresa. Sem a análise e o monitoramento delas o empreendedor perde grandes oportunidades de negócio e fica se baseando no achismo em suas tomadas de decisões. Em suma, sempre tenha dados e relatórios ao seu alcance.

Dica especial para contadores iniciantes ou com pouca experiência

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original MG Auditoria e Consultoria