O ano de 2020 promete ser importante para o setor hoteleiro brasileiro. Depois do crescimento do turismo no Brasil em 2019, a tendência é que o movimento se repita este ano. Para isso, no entanto, os hotéis precisarão se adaptar com recursos como o Chromecast Hotel e outros.

São diversos elementos tecnológicos que já são muito utilizados nos principais hotéis do mundo todo e que, agora, se tornarão a regra também no Brasil.

Essas novidades tecnológicas ajudam a agregar valor ao quarto do estabelecimento hoteleiro, além de garantir uma experiência mais agradável e positiva ao hóspede.

Quer saber que novidades são essas que você encontrará nos hotéis brasileiros em 2020? Então siga a leitura!

1. Chromecast Hotel

O Chromecast Hotel é um é um serviço especializado para o setor hoteleiro que adapta o famoso dispositivo Chromecast para ser usado nos quartos do estabelecimento.

Para quem não conhece, o Chromecast é um pequeno dispositivo que é conectado na entrada USB de uma smart tv e transforma o aparelho em uma verdadeira central de multimídia. Com ele, é possível acessar plataformas de streaming de conteúdo sem precisar de cabos ou adaptadores, podendo colocar a Netflix, Amazon Prime, Spotify e tantos outros serviços diretamente nos quartos do hotel.

No Brasil, uma das principais fornecedoras do Chromecast Hotel é a Nonius, uma empresa portuguesa que atua em mercados da Europa, Américas, África e Oriente Médio, servido dezenas de milhares de hotéis com os seus produtos. Graças à empresa, milhões de hóspedes podem assistir suas séries e filmes favoritos no quarto do hotel sem dificuldades. Para isso, no entanto, precisam também do próximo item…

2. Gerenciador de Wi-Fi

Você já foi a um hotel e a conexão era péssima no seu quarto? Considerando que grande parte dos hóspedes são visitantes a negócios, que muitas vezes precisam tocar reuniões no quarto do hotel, não dá para o estabelecimento oferecer uma conexão ruim com a Internet.

Uma ferramenta muito útil nesse caso é o Gerenciador de Wi-Fi. Trata-se de um programa que permite regular e gerenciar a conexão Wi-Fi pelo hotel, garantindo mais potência onde ela é mais precisa.

As vantagens do sistema são muitas. Para os hóspedes, significa ter uma conexão mais segura e veloz em qualquer ponto do hotel. Para o estabelecimento, significa ter um serviço de melhor qualidade e eficiente para os seus hóspedes.

3. Reconhecimento facial

Outra novidade que deverá ser mais comum em 2020 e que garante mais praticidade aos hóspedes é o reconhecimento facial e outras tecnologias de biometria.

Ao contrário do Chromecast Hotel, que visa manter os hóspedes o mais confortavelmente dentro do hotel, o reconhecimento facial só pensa em agilizar a vida do viajante.

Em vez de perder um bom tempo fazendo check-in, apresentando documentos e assinando papéis, a tecnologia de reconhecimento facial permite uma entrada mais ágil no quarto.

O recursos é tão potente que diversos hotéis estão inclusive dispensando recepcionistas em alguns horários ou lugares. Hoje, já existem os hotéis em que o hóspede não interage com ninguém: chega ao lugar, usa a biometria para acessar o quarto e depois vai embora.

4. Comandos por voz

Muito comum nos ambientes domésticos (pelo menos no exterior, com especial destaque para os EUA), o uso de comando por voz se tornará mais comum nos hotéis de luxo no Brasil.

Esses sistemas permitem aumentar o conforto do hóspede, que pode definir várias regulagens e configurações apenas com a sua voz, além de poder utilizar dispositivos que pedem comida e outros produtos sem precisar ligar para a recepção.

5. Realidade aumentada

Apesar de ainda não haver uma aplicação óbvia para a realidade aumentada no segmento de hotelaria, os principais hotéis do mundo já aplicam a novidade em pelo menos algum segmento ou momento.

Antes do viajante reservar um quarto, por exemplo, alguns hotéis já permitem que ele veja como é o espaço usando um dispositivo de realidade aumentada.

Outros estabelecem pequenas diversões ou elementos decorativos com a realidade aumentada, permitindo que o hóspede use seu celular como plataforma de interação com o espaço.

Por enquanto, os hotéis ainda estão experimentando com a tecnologia, mas a tendência é que em 2020 ela já apresente resultados significativos.

6. Dispositivos inteligentes

Nós já citamos as smart tvs com o Chromecast Hotel. No entanto, ainda existem dezenas de outros dispositivos que estão se tornando inteligentes no setor hoteleiro: as lâmpadas, tomadas, os chuveiros e até mesmo as camas e cobertores.

Tudo em um quarto de hotel pode ser transformado em dispositivo inteligente, o que trabalha bem com os comandos por voz.

Por causa disso, os dispositivos se tornam mais econômicos, além de proporcionarem uma experiência de maior qualidade para o viajante.

Essas são as principais novidades que você encontrará em um quarto de hotel em 2020. Um dos destaques, claro, será o Chromecast Hotel, que permitirá aos hóspedes acompanhar suas séries favoritas.

E aí, o que achou das novidades? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!