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SIGAC/SIGEPE: Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

SIGAC/SIGEPE: Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

19/10/2019 às 09h37 Atualizada em 19/10/2019 às 12h37
Por: Vanessa Marques
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Servidores Públicos Federais ativos, inativos e pensionistas podem contar com a tecnologia para facilitar o seu dia. Com o SIGAC/SIGEPE, é possível obter várias informações importantes, na palma da mão, incluindo a consulta prévia ao contracheque.

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Consultar a prévia do contracheque no SIGEPE é muito simples, basta:

  1. Acessar o SIGEPE pelo SIGAC;
  2. Clicar em “Prévia do Contracheque”;
  3. Pronto! As informações já estarão disponíveis na tela, para conferência.

Precisa do contracheque? Então, aproveite para conferir o passo a passo detalhado e outras informações úteis. 

Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

Como emitir a prévia do contracheque pelo SIGEPE?

A versão online do contracheque oferece diversas facilidades. Veja como acessá-las agora, a partir do computador ou celular (clique no passo a passo a seguir e navegue pelas telas!)[smartslider3 slider=2]Se você ainda tem dúvidas sobre como acessar, não se preocupe, todas as dicas estão descritas abaixo.

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Passo 1 – Acessar o SIGEPE

Para emitir o contracheque do Servidor Público Federal online, ou o contracheque federal, existem duas possibilidades:

Os acessos são os mesmos, para os dois casos.

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Vários serviços estão disponíveis para o Servidor, de forma muito fácil. Aproveite para saber mais:

Passo 2 – Acessar o SIGEPE Servidor e Pensionista

Para poder emitir o contracheque pela página do SIGEPE, verifique a área “Serviços | Servidor” e clique no ícone “Sigepe Servidor e Pensionista”.

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Em seguida, haverá um redirecionamento automático para a página do SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso).

Passo 3 – Acessar o SIGAC

Para acessar o SIGAC, é necessário informar o seu CPF e senha, que são os logins do SIGEPE. Não existe, portanto, logins ou cadastros diferentes. O login é único e válido também para o SIGEPE Mobile.

Se tiver um certificado digital, basta selecionar a segunda opção e incluir seu código PIN.

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Se ainda não tiver uma senha de acesso, selecione a opção “Primeiro acesso” em “Precisa de Ajuda?”. O mesmo procedimento vale no caso de ter esquecido a senha ou bloqueado seu usuário.

Passo 4 – Acessar o prévia do contracheque

Após a realização do login no sistema, basta procurar a opção que precisa na Área de Trabalho do SIGEPE.

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Para acessar a prévia do contracheque SIAPE (referente ao próximo pagamento), basta clicar na opção “prévia do contracheque”.

Abaixo um exemplo de como as informações serão disponibilizadas. As rubricas são identificadas pelas siglas “R” (de receita) e “D” (de débito).

Caso o Servidor tenha um ou mais contrato de empréstimo consignado vigente, o valor das parcelas e prazos também podem ser identificados.

Neste caso, o valor líquido a ser recebido no próximo vencimento será de R$ 1.628,61.

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Há ainda a opção de consultar o último contracheque emitido. Para isso, basta selecionar “Último contracheque”.

O mesmo vale para os contracheques dos últimos 12 meses. Clique em “Dados Financeiros” e depois, em “Consulta do Contracheque”. Na sequência, selecione o tipo de folha e o mês da consulta a ser realizada. Clique em “Consultar” para efetivar sua pesquisa.

Precisa imprimir o documento? Aperte os comandos Ctrl + P para que os contracheques possam ser impressos. Só não se esqueça de certificar que sua impressora está conectada.

Outras informações disponíveis

O SIGEPE oferece uma série de serviços para facilitar a vida financeira e profissional de Servidores Públicos Federais.

Confira outras informações e funcionalidades que podem ser acessadas na plataforma:

  • Adicionais;
  • Atendimento ao servidor e pensionista;
  • Autorização de consignatária;
  • Benefícios;
  • Criação de cargos e empregos;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • Gestão de desenvolvimento;
  • Gestão funcional;
  • Indenizações;
  • Ingresso do Servidor;
  • Retribuições;

Além de tudo, essa é uma ferramenta muito útil para conferência de diversas informações, essenciais para todo Servidor.

Por que acessar a prévia do contracheque é importante?

A prévia do contracheque do SIGAC/ SIGEPE permite que os Servidores Públicos Federais verifiquem se há algum lançamento ou desconto realizado de forma indevida em seu contracheque, em tempo de comunicar o departamento de Recursos Humanos do seu empregador para a correção.

Vale ressaltar que este prazo é, em geral, bem curto, de 7 dias. Por este motivo, é importante comunicar com urgência algum possível erro encontrado.
Após esse período, qualquer divergência deve ser apurada internamente pelos processos convencionais – o que pode demorar um longo tempo.

Além disso, a prévia do contracheque pode ajudar no planejamento financeiro. Tendo uma previsão de quanto irá receber no mês seguinte, o Servidor pode se programar em relação ao pagamento de dívidas, ou se preparar para tomar um empréstimo consignado em um dos melhores bancos, por exemplo.

Confira outras vantagens em acessar a prévia do contracheque.

Conferência dos valores que serão recebidos

É no contracheque do Servidor Público Federal, que o Servidor tem acesso a todos os valores que serão descontados ou acrescidos em seu salário. Entre eles: férias, reajustes e verbas temporárias.

Dessa forma, pode fazer uma consulta prévia para ajudar a verificar antecipadamente se os lançamentos futuros estão corretos. Além de corrigir irregularidades também.

Férias

Por meio do SIGEPE, o Servidor consegue consultar informações sobre as suas férias de modo simplificado e detalhado.

No módulo “Férias Web” é possível programar, alterar e acompanhar a solicitação. Um meio que facilita o processo de marcação de férias sem que necessite de papel para o requerimento.

Lembrete: todo Servidor Público tem direito a 30 dias de férias e a um adicional de um terço.

Reajuste anual

Os reajustes salariais dos Servidores também podem ser acompanhados via SIGEPE. A inclusão desses valores é feita após os mesmos serem autorizados por lei, em publicação oficial.

Verbas temporárias

Outra informação que pode ser conferida pela plataforma diz respeito ao recebimento de verbas temporárias. Isto é, receitas variáveis como complemento de pensão, de proventos ou de salário mínimo também podem ser consultadas online.

E assim, como os valores recebidos, os valores descontados também podem ser avaliados previamente, dando mais visibilidade sobre o valor final a ser transferido na conta do Servidor, no fim do mês.

Conferência dos valores descontados do seu contracheque

O SIGEPE amplia ainda o controle do Servidor Público sobre os valores descontados de sua folha de pagamento. Identifica tanto os descontos compulsórios como os facultativos, e entre eles, caso tenha, as parcelas do empréstimo consignado.

Descontos compulsórios

Os descontos compulsórios, como o próprio nome sugere são aqueles obrigatórios como: impostos, pensões alimentícias, faltas, suspensões e contribuições sindicais podem ser verificados.

Leia tambémComo funciona a consignação na folha de pagamento?

Esses são alguns dos exemplos que podem ser consignados em folha. 

Descontos facultativos

São os descontos opcionais como contratação de seguros, plano de saúde e empréstimo consignado, por exemplo.

Neste caso, é o Servidor quem autoriza o desconto. Mas de qualquer forma, os valores também devem ser conferidos, para que não haja inconsistências ou cobranças indevidas.

Em caso de ter um ou mais contratos de empréstimo consignado ativos, o Servidor também pode consultar informações sobre eles, bem como sobre a sua margem consignável SIAPE disponível, além de autorizar novas consignações.

Acompanhar as parcelas do Empréstimo Consignado

O SIGEPE permite ainda que o Servidor possa autorizar, consultar, baixar, compartilhar e imprimir extratos das consignações presentes em seu contracheque.

Vale lembrar que a autorização de consignatária é a declaração em que atesta interesse pelo crédito consignado.

Leia tambémcomo gerar autorização de consignatária no SIGEPE

Outras facilidades oferecidas são: consulta à data da averbação, total de parcelas a descontar e vencimento das prestações.

O sistema permite também a consulta de operações finalizadas a partir de setembro de 2015.

Se for encontrado algum problema no valor das parcelas a recomendação é procurar a ajuda da entidade consignatária da operação, ou seja, o banco ou instituição financeira contratada.

Mas o que deve ser feito em cado de encontrar informações divergentes? Saiba agora.

O que fazer se encontrar informações divergentes?

Ao encontrar dados desatualizados no contracheque é preciso verificar se podem ser atualizados no próprio SIGEPE.

A plataforma permite alterações como e-mail, endereço e estado civil. Porém, para mudar os demais dados é necessário entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão responsável.

Muitos Servidores acabam deixando a conferência dos lados e dos valores de lado e, com isso, acabam atrasando o processo de contratação de um empréstimo consignado ou ressarcimento do valor cobrado indevidamente.

Como visto, consultar a prévia do contracheque pode ajudar em vários sentidos. Além de poupar tempo e trazer informações corretas, com o SIGEPE é possível encontrar todas as informações necessárias, a poucos cliques de distância.

Fonte: BXBLUE

 

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