Simples Nacional: Débitos devem ser pagos até 22 de novembro

Empresas do Simples Nacional que tenham tributos a pagar referentes ao mês de maio tem até o dia 22/11 para quitarem seus débitos

O Simples Nacional busca ajudar diversos empreendedores, sendo um regime tributário simplificado, empresas de menor porte podem utilizar das facilidades deste regime para crescerem.

Porém, para fazer parte do Simples Nacional os tributos devem ser pagos mensalmente por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O não pagamento do DAS pode gerar muitas punições para as empresas.

Foi concedida por conta da pandemia a prorrogação do pagamento de débitos tributários, as empresas do Simples Nacional que tenham débitos referentes ao mês de maio, tinham até 21/06 para pagarem suas dívidas. Mas por conta da pandemia o prazo foi prorrogado e vai até o dia 22 de novembro.

Acompanhe este artigo e se informe!

As dívidas

Integrar o regime tributário do Simples Nacional ajuda muitas empresas, esse regime tributário tem o foco em micro e pequenas empresas. Por conta da pouca burocracia e uma menor carga tributária, o Simples Nacional é bastante popular.

Porém, acumular dívidas com o Simples Nacional pode fazer com que as empresas recebam multas e sejam até mesmo excluídas deste regime tributário simplificado. Então, todos os débitos devem ser negociados.

As empresas do Simples Nacional com tributos a pagar referentes ao mês de maio tinham até o dia 21 de junho para quitar seus débitos, mas por conta da pandemia, esse prazo foi prorrogado e vai até o dia 22 de novembro deste ano (2021).

A prorrogação

A prorrogação dos prazos para os integrantes do Simples Nacional quitarem seus débitos aconteceu por conta de uma decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). O CGSN viu a prorrogação do prazo para as empresas quitarem seus débitos como uma forma de incentivo para essas empresas.

Os pagamentos de débitos referentes ao mês de março e abril também foram prorrogados, essa medida tem como finalidade fornecer apoio para as empresas de menor porte, afinal, essas empresas foram as mais afetadas pela pandemia.

O pagamento pode ser feito em 2 vezes

O pagamento dos débitos referentes ao mês de maio vão até o dia 22 de novembro. Mas, uma boa notícia é que esses débitos podem ser pagos em até duas vezes, para ajudar as empresas do Simples Nacional.

Essa parcela pode ser paga em até duas vezes, uma parcela até o dia 22 deste mês e outra até dia 20 de dezembro.

E como já destacamos, o não pagamento dos débitos pode gerar multas e acabar ocasionado a exclusão da empresa do Simples Nacional. Então, obedeça aos prazos e se regularize.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.