Sindicato dos Contabilistas de Londrina apoia investigações da PF e pede punição aos culpados



O Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon) manifestou apoio às investigações conduzidas pelo Grupo de Combate Especial ao Crime Organizado (Gaeco) por meio de nota divulgada na quarta-feira (17).



Assinado pelo presidente Geraldo Sapateiro, o documento repudia, de forma veemente, qualquer conduta antiética de seus representados e demais agentes públicos pois “acredita que somente construiremos uma sociedade melhor quando agirmos dentro dos princípio éticos, morais e de direitos, respeitando o princípio básico da igualdade”. Na última semana, seis contadores de Londrina, Arapongas, Cambé e Assaí foram presos acusados de integrar o esquema de corrupção na Receita Estadual.

A entidade também defende tratamento igualitário a todos os envolvidos e punição aos culpados, “sem distinção de classe ou categoria”. “O Sindicato se coloca à disposição para colaborar com as autoridades constituídas, pois nosso papel é também proteger a sociedade de maus profissionais, valorizar a profissão contábil e aqueles profissionais que atuam de forma ética e com seriedade, colaborando para o desenvolvimento da sociedade”.

Confira a nota na íntegra:

A operação PUBLICANOS, fase 2, trouxe novamente à mídia o suposto envolvimento de contadores com os esquemas fraudulentos que, segundo apurações do GAECO, existia na Delegacia da Receita Estadual em Londrina.

O SINCOLON – Sindicato dos Contabilistas de Londrina e região vem a público apoiar as investigações em cursos no GAECO e repudia, de forma veemente, qualquer conduta antiética de seus representados e demais agentes públicos, pois acredita que somente construiremos uma sociedade melhor quando agirmos dentro dos princípios éticos, morais e de direitos, respeitando o principio básico da igualdade. Sendo todos iguais em direitos e obrigações, não se deve privilegiar um em detrimento de outro.

Defendemos um tratamento igual a todos os envolvidos que, ao fim do processo legal, se forem considerados culpados, que sejam punidos de acordo com o ordenamento jurídico, com o mesmo peso da lei, sem distinção de classe ou de categoria.

Por fim, reiteramos e expressamos nosso apoio às investigações em curso no GAECO, observado o trâmite processual, os direitos ao contraditório e à ampla defesa desses contadores envolvidos. O Sindicato se coloca à disposição para colaborar com as autoridades constituídas, pois nosso papel é também proteger a sociedade de maus profissionais, valorizar a profissão contábil e aqueles profissionais que atuam de forma ética e com seriedade, colaborando para o desenvolvimento da sociedade. Os maus profissionais, não só contadores, de forma justa e legal, devem ser expurgados de nossos meios, para a construção de uma sociedade melhor.

O Sincolon engloba 57 cidades da região Norte do Paraná e representa, em sua base territorial, 3.737 contabilistas. A entidade foi fundada em 1971. A nossa categoria é regulada pelo sistema CFC – Conselho Federal de Contabilidade – e, nos Estados, por seus conselhos regionais. São disciplinados pelo Decreto Lei 9.295/46, que regulamenta a atuação dos profissionais de contabilidade. Temos um código de Ética aprovado pela Resolução CFC 803/96, que determina a conduta dos inscritos nos CRC e prevê as punições por suas infrações.

No Paraná, somos 33.276 profissionais com registro ativo no CRC (fonte: CRC/PR em 05/06/2015). No Brasil somos 513.019 profissionais com registro ativo. Em Londrina, na estatística do CRC de 05/06, éramos 2.626 profissionais ativos.

A responsabilidade de nossa categoria é de extrema importância ao desenvolvimento do Brasil. O que seria das empresas ou dos entes federativos sem o contador? Ele que transforma em números o desenvolvimento e a geração de riquezas. Não há como negar a importância do profissional de contabilidade. (Com BondMews)

Geraldo Sapateiro, presidente do Sincolon

[useful_banner_manager banners=18 count=1]

Comente no Facebook

Comentários

Facebook Comments Plugin Powered byVivacity Infotech Pvt. Ltd.

Anúncios