Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Sergipe

São esperados 81.899 alunos estejam matriculados nas redes públicas estaduais, federais, municipais e privadas.

As escolas públicas e privadas de Sergipe começaram a aplicar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na última segunda-feira (22 de novembro) e seguem até o dia 10 de dezembro.

São esperados 81.899 alunos estejam matriculados nas redes públicas estaduais, federais, municipais e privadas que estão matriculados em 3.445 turmas avaliativas

A aplicação censitária engloba 74.072 estudantes. Farão a aplicação amostral cerca de 7.827 dos segundos anos das redes públicas e da rede privada. 

De acordo com Jonnyely Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), “As provas serão aplicadas nas categorias amostral e censitária, abrangendo o público-alvo das escolas públicas e privadas nas turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Já na de Educação Infantil serão aplicados questionários”.

Na Escola Estadual Clodoaldo Alencar, em Aracaju, o Saeb foi aplicado a 52 alunos do quinto ano. A responsável por esta unidade, professora Maria Efigênia Barbosa, disse que a participação dos alunos é fruto de uma grande mobilização realizada pela escola e que suas atividades incluem simulações, aulões e diálogos com as famílias.

“Nossa comunidade está muito entusiasmada com a prova. A gente faz um trabalho efetivo que começa logo no primeiro aninho, buscando sempre avançar nos índices educacionais”, disse a professora.

Lembrando que a escola conquistou nota 5,3 no Ideb de 2019.

Localizada no Porto da Folha, no povoado Lagoa do Rancho, a Escola Estadual Professora Clemencia Alves da Silva é outra escola do Saeb. 

Antes de aplicar os testes realizados pela equipe de gestão, bem como por professores e demais funcionários, uma série de providências foram tomadas.

O diretor Fábio Júnior Fernandes afirma que, “temos priorizado a sensibilização dos nossos alunos, tornando clara para todos a importância da realização desta avaliação. Também entramos em contato com os alunos ausentes por meio de ligação telefônica, fazendo uma verdadeira busca ativa. A avaliação Saeb será aplicada hoje em nosso colégio às 18h30. Aguardamos nossos alunos com muito esmero e otimismo”.

Na rede municipal de Santana do São Francisco, o teste Saeb será aplicado a partir de 29 de novembro. 

Svetlana Ribeiro, Secretária da Educação do Governo Municipal, disse que a primeira parte do trabalho é o encontro com os professores, depois as orientações técnicas e de biossegurança da escola, e pesquisas ativas.

“Fizemos também um momento de diálogo com os alunos, explicando a importância da avaliação, com uma fala motivacional. Vamos distribuir kits com material escolar, em forma de agradecimento pela participação deles. Por fim, no dia da prova, a gente vai acompanhar de perto esse processo com a disponibilização de uma equipe que vai prestar toda a assistência às escolas”, completou Svetlana.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite que o Inep realize um diagnóstico da educação básica no Brasil e os fatores que podem interferir no desempenho dos alunos.

Os resultados da avaliação são indicadores da qualidade da educação no Brasil e fornecem subsídios para o desenvolvimento, monitoramento e aprimoramento das políticas educacionais com base em evidências. 

A nota média dos alunos calculada pelo Saeb, e as taxas de aprovação, reprovação e evasão calculadas a partir do censo escolar, constituem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Comentários estão fechados.