Site Meu INSS possibilita alterar agência para receber benefícios

Aplicativo é uma das formas mais acessadas pelos segurados

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de todo o Brasil e também do exterior, podem acessar seus benefícios ou acompanhar o andamento de suas solicitações através do aplicativo  Meu INSS. A plataforma foi criada pela Previdência Social com o intuito de reunir, em um só lugar, diversos serviços digitais.

Assim, todos os beneficiários conseguem ter acesso aos serviços que precisam diariamente e de qualquer lugar. Uma das opções disponíveis é alterar o local e a forma de pagamento da aposentadoria.

O segurado pode pedir para não receber o benefício em conta corrente ou poupança e passar a receber em cartão de benefício. De fato, não é possível escolher o banco para receber o pagamento, contudo é bem possível mudar a agência do INSS responsável pelo pagamento do benefício.

Vamos explicar o passo-a-passo para você aprender como se faz. Confira:

Como usar o aplicativo do INSS?

Para solicitar essa troca é bastante simples. Siga o passo-a-passo

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Selecione o serviço  que você quer;
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Ao solicitar a alteração, tenha em mãos o CPF e o número do benefício. Em caso do aplicativo estar indisponível por algum motivo, a mesma solicitação pode ser feita pelo canal telefônico 135. 

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, siga as etapas abaixo:

  • Faça seu login no Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
  • Clique no ícone de lupa para detalhar. Pronto.

Agora é só aguardar a alteração. O segurado deve ser informado por e-mail, SMS e no próprio sistema Meu INSS sobre a conclusão do pedido. Após a alteração, o benefício será depositado na mesma data em que a pessoa já recebia, porém, na nova agência escolhida.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.